Nesta quinta-feira (31), Itabira comemorou os 122 anos do poeta Carlos Drummond de Andrade com um passeio cultural pelas principais ruas da cidade. Um veículo antigo, a Jardineira, percorreu os “Caminhos Drummondianos”. Os participantes tiveram a oportunidade de relembrar os poemas do Poeta Maior.
A iniciativa foi uma das atrações da 4ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira). O percurso contou com a participação da Companhia Itabirana de Teatro, que declamou o poema “Canção de Itabira”. Durante o passeio, os atores se apresentaram no cenário histórico itabirano.
A atriz Ângela Inácio destaca a importância do Festival Literário. “Estar participando do Festival foi tão importante porque é uma atração de nível municipal, estadual e nacional. A companhia está desenvolvendo, na Jardineira, um projeto que contempla os Caminhos Drummondianos. Então, dentro da Jardineira, nós estamos contando um pouco da história de Itabira através da poesia de Drummond”, destaca a atriz.
A companhia celebrou os 122 anos de Drummond com citações de suas obras literárias no antigo veículo. “Na verdade, é uma honra porque a gente está falando do poeta e celebrando o seu aniversário. É não deixar com que a memória do poeta se perca. A memória dele está no registro dos livros, mas você poder mostrar para as pessoas através da arte que essa memória é muito gratificante”, completa Ângela.