Está prevista para esta semana, provavelmente na quinta-feira (11), a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Itabira, para a inauguração do serviço de radioterapia do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). A agenda tem como foco a entrega oficial da unidade, considerado um marco para a assistência oncológica no município e em toda a região.
A vinda das autoridades foi confirmada por Janete Antônia, presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), em conversa com a reportagem do portal DeFato Online. Segundo ela, além do presidente e do ministro da Saúde, outros integrantes do governo federal podem estar na cidade, em razão da realização da Caravana Federativa em Minas Gerais, embora não haja definição sobre a presença de outros ministros.
O diretor administrativo do HNSD, Alexandre José Coelho, também em contato com a reportagem, confirmou que o Alexandre Padilha virá ao município para a entrega do Centro de Radioterapia. Em relação a Lula, o CEO do hospital disse que ainda não recebeu a confirmação oficial, mas que há possibilidade é grande de o presidente encabeçar a comitiva que visitará a cidade.
Também procurada pelo portal DeFato Online, a Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo Federal informou que “as agendas estão previstas [para Itabira]. Cabe informar que os compromissos do presidente, quando confirmados, são divulgados nos canais oficiais, com todas as informações sobre a agenda, em tempo para o credenciamento e cobertura da imprensa”. Até o momento, a programação detalhada ainda não foi formalmente publicada.
O novo Centro de Radioterapia do HNSD recebeu investimento de R$ 25 milhões, se tornando o maior investimento do governo federal na saúde de Itabira, e integra a estratégia de expansão do atendimento oncológico pelo SUS. A estrutura permitirá o tratamento de pacientes de Itabira e de diversos municípios da região, fortalecendo o hospital como referência regional em saúde.

