Site icon DeFato Online

Comunidade acadêmica elege Marcel Parentoni como novo reitor da Unifei

reitor da Unifei

Foto: DeFato Online

Com uma boa margem em relação aos concorrentes, o professor Marcel Parentoni foi eleito pela maioria dos alunos, docentes e servidores dos campus de Itabira e Itajubá, como o novo reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Ao lado dele, o também professor Rodrigo Lima deverá ocupar a vice-reitoria.

No entanto, a confirmação da vitória ainda depende da aprovação do executivo federal. Uma lista tríplice, contendo os candidatos das três chapas concorrentes, foi enviada ao presidente da república, Jair Bolsonaro, que decide se seguirá ou não a escolha da comunidade acadêmica.

Docente do campus itabirano, Marcel era vice do atual reitor, o professor Dagoberto Alves de Almeida, e assumirá a cadeira pelo próximo quadriênio (2021-2024). Ele concorria com Edson da Costa Bortoni/Antônio Carlos Ancelotti Junior (Chapa 1); e José Arnaldo Barra Montevechi/Maurílio Pereira Coutinho (Chapa 2).

Sobre a votação

Após apresentarem seus planos de trabalho, as chapas passaram por uma votação online, no dia 9 de setembro, junto às comunidades acadêmicas dos campi de Itabira e Itajubá. Nesta etapa, a dupla Marcel Parentoni e Rodrigo Lima teve 53,24% dos cerca de 3200 votos, enquanto a chapa 1 levou 22,68%. A chapa 2 angariou 21,16% dos votos. Professores, servidores técnico-administrativos e alunos de graduação e pós-graduação participaram deste processo.

Concluída a votação popular, foi a vez do Conselho Universitário da Unifei (Consuni), formado por 50 membros entre professores, servidores e alunos, fazer sua escolha.

Nesta etapa, porém, a votação não é feita por chapa, mas de maneira individual. O resultado, no entanto, permaneceu o mesmo, com Marcel sendo o escolhido entre 36 dos 50 conselheiros, e Rodrigo recebendo 37 votos para vice-reitor.

Agora, resta à universidade enviar a lista tríplice ao Ministério da Educação (MEC), até 60 dias antes de finalizado o mandato do atual dirigente, Dagoberto Alves. A decisão por oficializar ou não a vitória da chapa compete ao presidente da república, Jair Bolsonaro.

Exit mobile version