A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro anunciou nesta semana que aderiu ao Colab, plataforma que permite à população apresentar sugestões de melhorias para a cidade, assim como realizar críticas e elogios quanto ao trabalho desenvolvido pelo Executivo local. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente para smartphones e navegado em computadores de mesa e notebooks.
Segundo a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, o aplicativo vai auxiliar no diálogo com a população, pois, ao baixar o Colab, o conceicionense “pode fiscalizar e contribuir para o desenvolvimento do Município.
Pela plataforma é possível enviar fotos de pontos a serem melhorados, fazer comentários, enviar sugestões, críticas e elogios e, ainda, participar de consultas públicas — o que facilita ao conceicionense exercer a sua cidadania.
Como fazer o download?
O aplicativo pode ser baixado em smartphones com sistema operacional Android e iOS, além de estar disponível também pela internet, por meio de computadores de mesa e notebooks, no endereço https://www.colab.re/.
Outras cidades
O aplicativo Colab possibilita que a própria população realize postagens dentro da plataforma sobre as necessidades encontradas no dia-a-dia. Atualmente, cerca de 150 cidades do Brasil já aderiram a ferramenta de gestão participativa, a exemplo de municípios como Juiz de Fora; Teresina, no Piauí; Santo André, em São Paulo; Mesquita, no Rio de Janeiro, além do governo do Rio Grande do Sul.
Em agosto deste ano, a Prefeitura de Itabira também aderiu à ferramenta. De acordo com o prefeito itabirano, Marco Antônio Lage (PSB), o aplicativo é um importante avanço para consolidar a comunicação entre a população e o serviço público.
“O Colab vai permitir ao cidadão se relacionar e se dirigir a todos os órgãos, departamentos e secretarias da Prefeitura. É assim que nós queremos ser mais colaborativos e mais transparentes com o itabirano. É dessa forma que as observações, pedidos, críticas e até mesmo os elogios chegarão aos servidores públicos. O Colab vem para facilitar, para tornar a nossa vida mais fácil, mais rápida e mais participativa”, declarou Marco Antônio Lage na adesão ao aplicativo.