Atividades de criação e ilustração, feitura de livros, oficinas de haicais visuais, saraus de poesia, exposições, narração de histórias, espetáculos de teatro e dança, shows e rodas de samba. Tudo isso está na programação da 2ª DiVera – Festa da Palavra e da Cultura, que será realizada de 27 a 29 de outubro em Conceição do Mato Dentro.
O evento, que nesta edição presta homenagem ao escritor Bartolomeu Campos de Queirós, tem como objetivo promover a literatura e as artes da palavra em diálogo com as demais formas de expressão cultural, oferecendo uma programação ampla e diversificada aos moradores e visitantes de Conceição do Mato Dentro.
Com acesso gratuito e dirigida a todas as idades, a DiVera será promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, em parceria com o Instituto Periférico.
“A DiVera trabalha vários aspectos, entre eles a formação dos artistas e profissionais da cultura, especialmente os ligados à leitura, literatura e ao livro, com ações de criação e reflexão sobre os fazeres artísticos na cidade. Também visa promover a participação da população, desde a primeira infância até a terceira idade, na vida cultural conceicionense e valorizar os encontros em torno das artes, como uma festa da coletividade”, explica a presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro.
Segundo a secretária municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Silvana Lages, Conceição do Mato Dentro é uma cidade com fortes tradições culturais e a DiVera vem reforçar as ações na área da leitura e da literatura em conexão com as outras artes. “Eventos como este são importantes para a formação dos cidadãos, para favorecer o acesso à cultura e reforçar a posição de Conceição do Mato Dentro como destino cultural e turístico”, afirma.
A Festa será realizada na cidade e em distritos, movimentando a cena cultural do município e região. De 27 a 29 de outubro, a programação acontece no Largo da Capela de Santana, na Biblioteca Pública Municipal Joaquim Ribeiro Costa e no Casarão Lages.
Na semana anterior à DiVera, de 16 a 20 de outubro, aconteceu um circuito de narração de histórias em creches e escolas públicas da cidade, incluindo os distritos de Tabuleiro, Sapo e Três Barras, para convidar as crianças e adolescentes a participar do evento.
Doação
A Biblioteca Pública Municipal Joaquim Ribeiro Costa, reinaugurada em abril deste ano, contará com ações e atividades específicas para fortalecer a sua atuação no que se refere à democratização do acesso à leitura e à formação de leitores na cidade. Serão doados pela DiVera à Biblioteca 200 livros de literatura infantojuvenil, incluindo obras do autor homenageado.
Homenagem
Bartolomeu Campos de Queirós é o homenageado da segunda edição da DiVera – Festa da Palavra e da Cultura. O escritor vai ganhar uma exposição literária, com trechos de suas obras.
“Bartolomeu Campos de Queirós: de Tempos Vividos, de Tempos Sonhados” é uma mostra bibliográfica e afetiva sobre o autor, que tem como temas recorrentes em sua obra a leitura, a escrita e a literatura. Os textos da exposição, acompanhados de ilustrações da artista Anna Cunha, convidam os participantes a mergulhar na prosa poética do autor. “Nosso desejo é que as histórias de Bartolomeu alcancem muitos leitores. E que a aproximação com os textos seja um convite à leitura de seus livros”, afirma Fabíola Farias, curadora da DiVera.
Com uma extensa obra, que inclui mais de 66 livros publicados no Brasil e no exterior, o escritor é um dos principais autores brasileiros de ficção para o público infantojuvenil, além de ser uma importante referência nos movimentos para a promoção da leitura literária no país.
A escolha, segundo Gabriela Santoro, se deu em função da relevante produção literária do autor, que oferece aos leitores poéticas narrativas sobre a infância e a vida em uma pequena cidade, sobre a descoberta da leitura e, principalmente, por sua longeva atuação pelo direito à leitura e à literatura. “A proposta da DiVera é celebrar a palavra, sua potência em expressar ideias e sentimentos, em partilhar a beleza. E isso tem muito a ver com a trajetória de Bartolomeu Campos de Queirós, que nos deixou há pouco mais de dez anos”, explica.
Idealizador do Movimento por um Brasil Literário, o escritor defendia a literatura como instrumento de indagação da vida. Para Bartolomeu, a educação tem que abrir uma porta para que o sujeito possa fantasiar o futuro e dar corpo a essa fantasia, que seria, na sua opinião, o mais importante na construção do mundo.
Natural de Pará de Minas, o autor passou sua infância em Papagaios, também em Minas Gerais, uma referência importante em alguns de seus livros, como Indez, Por parte de pai e Ler, escrever e fazer conta de cabeça, nos quais revisita as memórias da infância, com a forte presença do avô.
Ao longo de sua vida, o escritor, que faleceu em 2012, aos 67 anos, recebeu várias condecorações e prêmios importantes como Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (França), Medalha Rosa Branca (Cuba), Grande Medalha da Inconfidência Mineira, Medalha Santos Dumont, Grande Prêmio da Crítica em Literatura Infantil/Juvenil pela APCA, Prêmio Jabuti, Prêmio Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Ibero-Americano de Literatura Infantil, este pelo conjunto de sua obra.
Conceição do Mato Dentro
Conceição do Mato Dentro abriga uma grande diversidade de manifestações culturais – desde as tradições folclóricas, como a Marujada, passando pelos eventos que valorizam a culinária local, com o famoso pastel de angu, a cachaça e o queijo, até os festivais de música com atrações nacionais e internacionais. A cidade possui um calendário cultural robusto e variado, do qual faz parte a DiVera, que festeja a palavra em suas mais diversas possibilidades, em diálogo com as outras linguagens artísticas.
Conceição também conta com um rico patrimônio histórico e arquitetônico, formado por casarões, igrejas e outras construções do século XVIII. A forte religiosidade local trouxe para a cidade diversas celebrações tradicionais, como o Jubileu de Bom Jesus do Matozinhos e a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Referência no ecoturismo, o município conserva, entre suas belezas naturais, uma das sete maravilhas da Estrada Real – a cachoeira do Tabuleiro, a mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil.
Tudo isso reforça a vocação turística da cidade, que atrai cada vez mais visitantes, em busca de descanso, belas paisagens e de uma programação cultural diversificada.
Confira a programação completa da DiVera – Festa da Palavra e da Cultura:
27 de outubro, sexta-feira:
- 13h30 às 15h30: Oficina TOMO O TEMPO DAS MINHAS MEMÓRIAS, com Beatriz Mom
Público: adolescentes, jovens e adultos
Local: Casarão Lages - 14 às 15h – Roda de Conversa BIBLIOTECAS E AÇÃO CULTURAL: UM CONVITE, com Daniela Figueiredo e Ericka Fantauzzi da Natividade; mediação Daysianne Rodrigues Caetano da Silva
Público: livre
Local: Biblioteca Pública Municipal Joaquim Ribeiro Costa - 15h30: Abertura da exposição literária Bartolomeu Campos de Queirós: de tempos vividos, de tempos sonhados.
Apresentação do autor: Fabíola Farias
Local: Casarão Lages
Visitação: 9 às 17 horas. - 16h: Seresta, com o Glaucilene Dias, Paula Lages e convidados
Local: Casarão Lages - 17h: Espetáculo teatral ABENA, com a Cia. Bando
Público: livre
Local: Largo de Santana - 18h30: Stand up THIAGO CARMONA
Público: livre
Local: Largo de Santana - 19h30: Show LINHAS IMAGINÁRIAS – VIOLA CAIPIRA, com Camila Menezes
- 20h30: Roda de samba BATUQUE BEAUVOIR
Público: livre
Local: Largo de Santana
28 de outubro, sábado:
- 9h: Pintura de painel, com Cecília Castanha
Público: livre - 9 às 11h: Oficina MEU PERSONAGEM DE PANO – CRIAÇÃO DE BONECOS, com Cássia Macieira
Público: acima de 8 anos de idade
Local: Largo de Santana - 9 às 11h: Oficina IMAGEM E CULTURA – ILUSTRAÇÃO EM PAPEL KRAFT, com Carol Fernandes
Local: Largo de Santana - 9 às 11h: Oficina TOMO O TEMPO DAS MINHAS MEMÓRIAS, com Beatriz Mom
Público: adolescentes, jovens e adultos
Local: Casarão Lages - 9 às 11h: Oficina JOGO E CENA, com o Grupo Serelepe
Local: Éden Clube
Público: artistas da cena e pessoas interessadas pelo tema - 11h: Espetáculo musical MELODIAS DA INFÂNCIA, com Adrielle Assis, Alexandre Godoi e Daniel Othecar Ferreira
Local: Largo de Santana
Público: livre - 14h às 16h: Oficina MEU PERSONAGEM DE PANO – CRIAÇÃO DE BONECOS, com Cássia Macieira
Público: acima de 8 anos de idade
Local: Largo de Santana - 14h às 15h: Oficina MEU PRIMEIRO LIVRO, com Samuel Medina
Local: Largo de Santana
Público: livre - 14h às 16h: Oficina HAICAIS VISUAIS, com Nelson Cruz
Local: Largo de Santana
Público: livre - 14 às 16h: Oficina ZINE LAB, com karine bassi
Local: Casarão Lages
Público: adolescentes e jovens - 14 às 16h: Oficina PERFORMANCE POÉTICA, com Thamara Selva
Local: Casarão Lages
Público: adolescentes e jovens - 17h: Espetáculo LOCOTOCO, com o Grupo Serelepe
Local: Largo de Santana
Público: livre - 18h: Lançamento de livro
Uma visita inesperada, Aurora e O viajante cinzento, de Samuel Medina
Local: Largo de Santana - 18h30: SARAU, com Célio Garcia, Wesley Charles Reis, Karine Bassi, Rogério Coelho, Thamara Selva, Dona Socorro.
- Solos de dança UM OUTRO AMOR e LIBERT, com Filipe Paulino
Local: Largo de Santana
Público: livre - 20h: Oficina PRINCÍPIOS BÁSICOS DO FORRÓ, com Vito Julião
Público: livre
Local: Largo de Santana - 21h30: Show de FORRÓ PÉ DE SERRA, com Everton Coroné Trio
Público: livre
Local: Largo de Santana
29 de outubro, domingo
- 9h: Intervenção A MESA DE THEREZA, com Thereza Portes
A mesa de Thereza, contempla em espaços diversos, a montagem de uma mesa de café, propondo uma ação coletiva destinada à aproximação entre as pessoas através da ocupação da cidade.
Local: Largo de Santana
Público: livre - 10h: Espetáculo de narração artística de histórias O MENINO SABINO, com a Cia. Canta Contos
Público: livre
Local: Largo de Santana - 10h30: Oficina QUAL HISTÓRIA SEU CORPO CONTA?, com Adrielle Assis e Alexandre Godoi.
Local: Largo de Santana
Público: livre - 10h30 às 12h30: Oficina LIVROS POP-UP / DOBRADURAS TRIDIMENSIONAIS COLORIDAS, com Cássia Macieira
Público: livre
Local: Largo de Santana - 10h30 às 12h30: Oficina MINHA MALINHA DE HISTÓRIAS, com Eco das Artes
Público: crianças a partir de 8 anos
Local: Largo de Santana - 13h às 15h: Oficina HAICAIS VISUAIS, com Nelson Cruz
Público: livre
Local: Largo de Santana - 13 às 15h: Oficina IMAGEM E CULTURA – ILUSTRAÇÃO EM PAPEL KRAFT, com Carol Fernandes
Público: livre
Local: Largo de Santana - 16h: DANÇANDO HISTÓRIAS DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS, com Gabi Thomaz e Petite Ballerine
Público: livre
Local: Largo de Santana - 17h: Espetáculo musical HISTÓRIAS DA ARCA, com Ana Cristina
Público: livre
Local: Largo de Santana - 18h30: Show TRIO OUVIRÁ (Igor Ribeiro, Léo Dirias e Vinicius Moselli)
Local: Largo de Santana
Público: livre
Para outras informações:
- Site: www.institutoperiferico.org/divera
- Instagram: @divera_cmd