Site icon DeFato Online

Conceição do Mato Dentro: DiVera – Festa da Palavra e da Cultura homenageia o escritor Bartolomeu Campos de Queirós

Conceição do Mato Dentro: DiVera - Festa da Palavra e da Cultura homenageia o escritor Bartolomeu Campos de Queirós

Foto: Divulgação

Atividades de criação e ilustração, feitura de livros, oficinas de haicais visuais, saraus de poesia, exposições, narração de histórias, espetáculos de teatro e dança, shows e rodas de samba. Tudo isso está na programação da 2ª DiVera – Festa da Palavra e da Cultura, que será realizada de 27 a 29 de outubro em Conceição do Mato Dentro.

O evento, que nesta edição presta homenagem ao escritor Bartolomeu Campos de Queirós, tem como objetivo promover a literatura e as artes da palavra em diálogo com as demais formas de expressão cultural, oferecendo uma programação ampla e diversificada aos moradores e visitantes de Conceição do Mato Dentro.

Com acesso gratuito e dirigida a todas as idades, a DiVera será promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, em parceria com o Instituto Periférico.

“A DiVera trabalha vários aspectos, entre eles a formação dos artistas e profissionais da cultura, especialmente os ligados à leitura, literatura e ao livro, com ações de criação e reflexão sobre os fazeres artísticos na cidade. Também visa promover a participação da população, desde a primeira infância até a terceira idade, na vida cultural conceicionense e valorizar os encontros em torno das artes, como uma festa da coletividade”, explica a presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro.

Segundo a secretária municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Silvana Lages, Conceição do Mato Dentro é uma cidade com fortes tradições culturais e a DiVera vem reforçar as ações na área da leitura e da literatura em conexão com as outras artes. “Eventos como este são importantes para a formação dos cidadãos, para favorecer o acesso à cultura e reforçar a posição de Conceição do Mato Dentro como destino cultural e turístico”, afirma.

A Festa será realizada na cidade e em distritos, movimentando a cena cultural do município e região. De 27 a 29 de outubro, a programação acontece no Largo da Capela de Santana, na Biblioteca Pública Municipal Joaquim Ribeiro Costa e no Casarão Lages.

Na semana anterior à DiVera, de 16 a 20 de outubro, aconteceu um circuito de narração de histórias em creches e escolas públicas da cidade, incluindo os distritos de Tabuleiro, Sapo e Três Barras, para convidar as crianças e adolescentes a participar do evento.

Doação

A Biblioteca Pública Municipal Joaquim Ribeiro Costa, reinaugurada em abril deste ano, contará com ações e atividades específicas para fortalecer a sua atuação no que se refere à democratização do acesso à leitura e à formação de leitores na cidade. Serão doados pela DiVera à Biblioteca 200 livros de literatura infantojuvenil, incluindo obras do autor homenageado.

Homenagem

Bartolomeu Campos de Queirós é o homenageado da segunda edição da DiVera – Festa da Palavra e da Cultura. O escritor vai ganhar uma exposição literária, com trechos de suas obras.

“Bartolomeu Campos de Queirós: de Tempos Vividos, de Tempos Sonhados” é uma mostra bibliográfica e afetiva sobre o autor, que tem como temas recorrentes em sua obra a leitura, a escrita e a literatura. Os textos da exposição, acompanhados de ilustrações da artista Anna Cunha, convidam os participantes a mergulhar na prosa poética do autor. “Nosso desejo é que as histórias de Bartolomeu alcancem muitos leitores. E que a aproximação com os textos seja um convite à leitura de seus livros”, afirma Fabíola Farias, curadora da DiVera.

Com uma extensa obra, que inclui mais de 66 livros publicados no Brasil e no exterior, o escritor é um dos principais autores brasileiros de ficção para o público infantojuvenil, além de ser uma importante referência nos movimentos para a promoção da leitura literária no país.

Foto: Divulgação

A escolha, segundo Gabriela Santoro, se deu em função da relevante produção literária do autor, que oferece aos leitores poéticas narrativas sobre a infância e a vida em uma pequena cidade, sobre a descoberta da leitura e, principalmente, por sua longeva atuação pelo direito à leitura e à literatura. “A proposta da DiVera é celebrar a palavra, sua potência em expressar ideias e sentimentos, em partilhar a beleza. E isso tem muito a ver com a trajetória de Bartolomeu Campos de Queirós, que nos deixou há pouco mais de dez anos”, explica.

Idealizador do Movimento por um Brasil Literário, o escritor defendia a literatura como instrumento de indagação da vida. Para Bartolomeu, a educação tem que abrir uma porta para que o sujeito possa fantasiar o futuro e dar corpo a essa fantasia, que seria, na sua opinião, o mais importante na construção do mundo.

Natural de Pará de Minas, o autor passou sua infância em Papagaios, também em Minas Gerais, uma referência importante em alguns de seus livros, como Indez, Por parte de pai e Ler, escrever e fazer conta de cabeça, nos quais revisita as memórias da infância, com a forte presença do avô.

Ao longo de sua vida, o escritor, que faleceu em 2012, aos 67 anos, recebeu várias condecorações e prêmios importantes como Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (França), Medalha Rosa Branca (Cuba), Grande Medalha da Inconfidência Mineira, Medalha Santos Dumont, Grande Prêmio da Crítica em Literatura Infantil/Juvenil pela APCA, Prêmio Jabuti, Prêmio Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Ibero-Americano de Literatura Infantil, este pelo conjunto de sua obra.

Conceição do Mato Dentro

Conceição do Mato Dentro abriga uma grande diversidade de manifestações culturais – desde as tradições folclóricas, como a Marujada, passando pelos eventos que valorizam a culinária local, com o famoso pastel de angu, a cachaça e o queijo, até os festivais de música com atrações nacionais e internacionais. A cidade possui um calendário cultural robusto e variado, do qual faz parte a DiVera, que festeja a palavra em suas mais diversas possibilidades, em diálogo com as outras linguagens artísticas.

Conceição também conta com um rico patrimônio histórico e arquitetônico, formado por casarões, igrejas e outras construções do século XVIII. A forte religiosidade local trouxe para a cidade diversas celebrações tradicionais, como o Jubileu de Bom Jesus do Matozinhos e a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Referência no ecoturismo, o município conserva, entre suas belezas naturais, uma das sete maravilhas da Estrada Real – a cachoeira do Tabuleiro, a mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil.

Tudo isso reforça a vocação turística da cidade, que atrai cada vez mais visitantes, em busca de descanso, belas paisagens e de uma programação cultural diversificada.

Foto: Divulgação

Confira a programação completa da DiVera – Festa da Palavra e da Cultura:

27 de outubro, sexta-feira:

28 de outubro, sábado:

29 de outubro, domingo

Para outras informações:

* Com informações da DiVera – Festa da Palavra e da Cultura.

Exit mobile version