Conceição do Mato Dentro suspende eventos e fecha Parque do Tabuleiro devido às queimadas

Município está em situação de emergência por causa dos incêndios registrados desde a semana passada

Conceição do Mato Dentro suspende eventos e fecha Parque do Tabuleiro devido às queimadas
Cachoeira do Tabuleiro está fechada por tempo indeterminado – Foto: Divulgação

Com as atenções voltadas desde a semana passada para o combate aos incêndios que atingiram o Monumento Natural Municipal Serra da Ferrugem, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro determinou, nesta quarta-feira (25), o cancelamento de todos os eventos do município. Outra ação importante é o fechamento do Parque Natural Municipal do Tabuleiro, principal cartão postal da cidade.

De acordo com a Prefeitura, todos os esforços precisam concentrados para acabar de vez com os focos de queimadas em áreas do município. O Executivo local dá a situação como controlada desde o início desta semana, mas ainda há presença de fogo em locais isolados da cidade. Desde o dia 20, Conceição está em situação de emergência devido aos incêndios.

Especialmente entre os dias 17 e 22 de setembro, a população conceicionense sofreu bastante com o fogo e suas consequências: baixa qualidade do ar devido às fumaças, danos nas redes de transmissão de energia elétrica, interrupção do fornecimento de água e outras adversidades.

Com base nos artigos 2º e 3º do decreto de emergência, o município mobilizou todos os órgãos para um esforço em conjunto de combate a esses incêndios. Foi criado um grupo de operações que conta com a participação da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana e da Secretaria de Turismo, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Defesa Civil Municipal e Anglo American. Estão sendo utilizados nesta operação equipamentos de proteção individual, bombas e mochilas costais, abafadores, chicotes, materiais de sapa, enxada, foice, facão, motosserra, caminhonete, caminhões de combate a incêndio, avião apropriado para combate a incêndio (air tractor) e helicóptero.

O conteúdo continua após o anúncio

A Prefeitura já havia cancelado um evento de gastronomia que aconteceria no distrito de Itacolomi no último domingo (22), por “falta de clima”. Nesta quarta, antes de confirmar a suspensão de todas as festividades, havia anunciado o cancelamento do mesmo festival no distrito de Tabuleiro, que aconteceria no próximo domingo (29).

Já o fechamento do Parque do Tabuleiro se dá porque, além de o local também ter sido atingido pelas chamas, toda a equipe de apoio do atrativo natural está mobilizada na operação de combate aos focos de incêndios.

“Ressaltamos que essa definição será mantida até que a situação de emergência seja encerrada e as condições de normalidade no Município sejam restabelecidas”, afirma o município, em nota.

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro ainda orientou aos moradores do município que, ao perceberem alguma atitude suspeita ou um novo foco de incêndio, liguem imediatamente para os órgãos abaixo:

Defesa Civil Municipal – (31) 3868-1390
Corpo de Bombeiros – 193
Polícia Militar – 190
Disque Denúncia Estadual – 181
Ouvidoria Municipal – (31) 3868-2848
Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana – (31) 3868-2431
Secretaria Municipal de Turismo – (31) 3868-1659

MAIS NOTÍCIAS