Conceição do Mato Dentro, considerada a capital do ecoturismo em Minas Gerais, divulgou neste mês os resultados positivos para o Turismo na cidade. De acordo com o Observatório do Turismo, o segmento apresentou mais de 100% de crescimento, considerando os números de 2018 a 2019.
A Cachoeira do Tabuleiro, por exemplo, recebeu a visita de 15.692 turistas durante o ano passado. Comparado aos dados de 2018, em que 5.863 visitantes estiveram no local, o crescimento foi de 167%. A queda d’água, situada na serra do Espinhaço, é a mais alta do estado e a terceira maior do Brasil.
O número de turistas também cresceu na Cachoeira Rabo de Cavalo. Os dados do observatório apontam para 6.616 visitantes em 2019 contra 2.990 em 2018. O crescimento chega a ser de aproximadamente 121%. Com 150m de queda, a cachoeira está localizada no Parque Estadual da Serra do Intendente.
Em relação aos empregos diretamente relacionados ao Turismo, o cenário também foi positivo. A média de funcionários (formais e informais) dos setores de alimentação, hospedagem, receptivo e transporte passou de 155, em dezembro de 2018, para 160,5.
Para o setor de hotelaria, os resultados também foram representativos. Somente no mês de dezembro de 2019, dos 775 visitantes que visitaram a cidade 466 se hospedaram em hotéis de Conceição do Mato Dentro.
Para a secretária municipal de Turismo Rejane Ottoni, a gestão da cidade tem o turismo como uma das prioridades e, por meio de investimentos diretos e indiretos, tem obtido êxito no aumento de visitantes ao município, além da geração de emprego e renda para a comunidade.
“Contabilizamos muitas vitórias para o setor, como a ampliação da oferta turística por meio da estruturação de roteiros de qualidade, a abertura do Centro de Atendimento ao Turista, a estruturação de atrativos e da realização de eventos geradores de fluxo turístico no município”, afirma a secretária.
Segundo a Rejane, o Observatório do Turismo é uma importante ferramenta para a gestão, pois seu objetivo é constituir um banco de dados relativos ao turismo de Conceição do Mato Dentro, servindo principalmente como instrumento de monitoramento, análise e planejamento das ações estratégicas para o turismo.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Conceição do Mato Dentro (ACE), responsável pela gestão do Observatório do Turismo, Haécio Lages, disse que vislumbra um 2020 ainda mais promissor.
“Diante do que foi o ano passado: aumento do número de turistas, mais pessoas se hospedando em Conceição do Mato Dentro, aumento do gasto local, são algumas das nossas expectativas. Sem contar ainda nos direcionamentos acertados que tem sido feito pela Prefeitura. Desta forma, entendemos hoje que o Observatório do turismo é uma ferramenta de extrema importância para a mensuração, o monitoramento e a tomada de decisões em nosso município, na medida em que as informações ali constantes são um retrato fiel dos indicadores processados”, afirma o presidente