Site icon DeFato Online

Conceição Evaristo recebe troféu Juca Pato de Intelectual do Ano em novembro, no Flitabira

Conceição Evaristo recebe troféu Juca Pato de Intelectual do Ano em novembro, no Flitabira

Foto: Juh Almeida

A escritora Conceição Evaristo vai receber o Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano, concedido pela União Brasileira de Escritores, durante o 3º Festival Literário de Itabira (Flitabira), que acontece entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro de 2023, na cidade mineira, terra de Carlos Drummond de Andrade.

A cerimônia de entrega acontecerá no dia 4 de novembro, um sábado, às 21h. Tradicionalmente, quem faz a entrega do prêmio é sempre o ganhador do ano anterior. Dessa forma, o padre Júlio Lancellotti, condecorado em 2022, vai participar ao vivo, por telão, da solenidade. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, está convidada para participar da homenagem.

Conceição Evaristo, agora, integra a lista de condecorados pelo troféu, ao lado de Frei Betto, Lygia Fagundes Telles, Carlos Drummond de Andrade, Antonio Candido, Dalmo Dallari, Milton Hatoum, Ignácio de Loyola Brandão, Aílton Krenak e os ex-presidentes da República Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso, entre outros.

Pela primeira vez, a premiação condecora uma mulher negra. A escolha de Conceição Evaristo foi feita a partir de um voto dos associados da UBE. O prêmio, segundo a entidade, é concedido à personalidade que tenha publicado livro no Brasil, no ano anterior, e se destacado pelo conjunto da obra em qualquer área do conhecimento, valorizando e representando os ideais democráticos. O prêmio é um dos mais tradicionais do País e foi criado em 1962, por iniciativa do escritor Marcos Rey.

O troféu da premiação é a réplica da personagem criada pelo jornalista Lélis Vieira e imortalizada pelo ilustrador e chargista Benedito Carneiro Bastos Barreto, conhecido pelo pseudônimo de Belmonte (1896-1947). A UBE, sociedade civil fundada em 1958, luta em defesa da liberdade de expressão, dos direitos do autor, da cadeia produtiva do livro e pela democratização do acesso à informação. Ricardo Ramos Filho, autor que também é nome confirmado no Flitabira, é o seu atual presidente, e participará da cerimônia.

Conceição Evaristo tem, ainda, duas mesas de conversas programadas para acontecer no evento. Na sexta-feira, 3 de novembro, às 21h, junto com Maria Ribeiro, aborda o tema “O homem; as viagens”, norteado pelo poema de mesmo título, de Carlos Drummond de Andrade.

A jornalista e atriz Maria Ribeiro – Foto: Arquivo/Pessoal

Já no sábado, logo após a premiação, às 21h, Conceição Evaristo e a ministra Cármen Lúcia tratam da temática “O sentimento do mundo”.

A ministra Carmén Lúcia – Foto: Diego Bresani

Sobre o festival

O 3º Flitabira acontecerá no Centro Histórico de Itabira e tem com tema central “Arte, Literatura e Correspondências”. A curadoria é de Afonso Borges, idealizador do evento e do projeto Sempre Um Papo, e Sérgio Abranches.

O festival inaugura na cidade um “circuito cultural” que começa abaixo da Rua Tiradentes e termina na Casa de Drummond, na Praça do Centenário. Todas as atividades do Festival são gratuitas e acontecem via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, Lei Rouanet, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, e tem apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores.

Exit mobile version