Conceição já tem os seis primeiros vacinados contra a Covid-19

A chegada das vacinas em Conceição do Mato Dentro aconteceu na tarde dessa terça-feira (19)

Conceição já tem os seis primeiros vacinados contra a Covid-19
Foto: Prefeitura de Conceição

A dose de esperança que os conceicionenses tanto esperavam, finalmente chegou ao município. Na terça-feira (19) a técnica de enfermagem, Ana Gabriela dos Santos; a enfermeira, Thaiza Rafaela Dias de Moura; o médico, Cristiano Martins Quintão e o também médico, porém da Ala Covid do município, José Hélio Pimentel. Foram os primeiros profissionais da saúde  a receberem a imunização. Além deles, a recepcionista Maria de Fátima dos Santos e o vigia Renato Angelo de Souza, ambos funcionários do hospital, também foram vacinados. 

A chegada das vacinas em Conceição do Mato Dentro aconteceu na tarde dessa terça-feira (19). Vindas do Governo do Estado de Minas Gerais,as 95 primeiras doses da vacina vieram escoltadas pela Polícia Militar (PM).

Seguindo o Plano Municipal de Vacinação, as vacinas serão destinadas exclusivamente aos profissionais que atuam na linha de frente contra o coronavírus e teve início na UPA Dr. Juvêncio Guimarães.

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Zé Fernando, a vice-prefeita Ivete Otoni, o secretário-adjunto Municipal de Saúde Geraldo Minelli, a Coordenadora da Vigilância em saúde Jane Klein e a referência técnica Ana Laura Rodrigues.

O Plano Municipal de Vacinação

O Estado de Minas Gerais recebeu do Governo Federal pelo Programa Brasil Imunizado, neste primeiro momento, 561 mil doses dos imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan para dividir entre os municípios. O primeiro lote de 95 doses destinado à Conceição do Mato Dentro será para imunizar os profissionais que atuam diretamente no tratamento da covid-19, conforme protocolo da Secretaria de Estado de Saúde. 

Ainda dentro da primeira fase, se incluem pessoas com 60 anos ou mais, institucionalizadas (Instituições de Longa Permanência para Idosos), pessoas institucionalizadas maiores de 18 anos, portadoras de deficiência e população indígena que vive em território indígena. 

Portanto, neste primeiro momento, nenhum cidadão (a) deverá procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Sala de Imunização, Espaço Saúde ou o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEMO) em busca da vacina CoronaVac. 

O Governo do Estado ainda não anunciou a data que chegará a próxima remessa no município, no entanto, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro se compromete a continuar cobrando e a informar com transparência os passos que serão dados em relação ao Plano Municipal de Vacinação contra o coronavírus.

*Com informações da Prefeitura de Conceição