Na última quarta-feira, 25 de novembro, o prefeito de Conceição do Mato Dentro, Zé Fernando e o prefeito de Alvorada de Minas Leandro Rabelo se reuniram com representantes do Instituto Cultural Flávio Gutierrez. Em um encontro que tinha como finalidade discutir a Implantação do “Museu: História da Mineração em Minas Gerais” no município de Conceição do Mato Dentro.
De acordo com a assessoria de comunicação de Conceição do Mato Dentro, a ideia da criação do museu nasceu como o proposito de contar um pouco da história da origem de Minas Gerais, abordando, também, a identidade do município. O museu trará, ainda, parte do enredo da vida do naturalista, botânico e viajante francês Auguste de Saint-Hilaire, que descrevia as paisagens por onde explorava em seu relatos geográficos.
Além dos gestores municipais, também estiveram presentes a presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez , Ângela Gutierrez; a coordenadora da fundação, Ana Beatriz; a secretária Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Conceição do Mato Dentro, Silvana Lages e o procurador Municipal Dr. Filipe Gaeta.
Saint Hilaire
Saint Hilaire, por suas andanças, provavelmente foi um dos primeiros a se encantar por Conceição do Mato Dentro. Dedicou um capítulo especial à Serra do Espinhaço, relatando nossa região, na localidade que envolve a Cachoeira Rabo de Cavalo, em 1817. O botânico já mostrava ali uma área de destaque por ser um divisor natural das bacias do Rio Doce e São Francisco.
O botânico percorreu nossa cidade e em seus registros históricos Saint Hilaire relatou importantes espécies endêmicas da região como o “pedestre” (por nome científico) importante planta medicinal usada na fabricação de óleos essenciais, escalda pés e o tradicional “tomar” de chás.