Nesta quarta-feira (20) é celebrado o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida como feriado nacional pela Lei número 2588/2023, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no ano passado. A cidade de João Monlevade comemora com uma programação especial, integrando o evento “Baobá Zumbi”. O cronograma inclui palestras e apresentações artísticas, com o objetivo de valorizar a memória histórica da comunidade afrodescendente que contribuiu para a construção do município.
Programação
Toda a celebração acontece na Fundação Casa de Cultura, em João Monlevade, das 17h às 22h. Confira as atividades programadas:
- 17h30: Palestra “O Samba, Ciência, Cultura Africana e o Encantamento do Mundo” com Douglas Aparecido, historiador de Ouro Preto, e intervenção da Associação Monlevadense de Afrodescendentes (Amad).
- 18h: Guarda de Congo de João Monlevade.
- 18h30: Roda de Capoeira.
- 19h: Xirê.
- 20h às 22h: Roda de samba com Lucas e Quinteto.
Além disso, a festividade ainda conta com a Feijoada completa da Amad e o Espaço Erê, direcionado ao público infantil para a prática de brincadeiras tradicionais africanas.
Parcerias
O Baobá Zumbi, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, é realizado com parcerias do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), das secretarias de Assistência Social e de Esporte e Lazer, da Associação Monlevadense de Afrodescendentes (Amad) e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).