Até o próximo domingo (2), Catas Altas sedia a primeira edição do seu Festival de Cinema. Com o tema “Ressignificar”, o evento contará com oficinas de cinema, exibição de filmes, homenagens, premiação e, ainda, a participação de personalidades do audiovisual brasileiro, como o ator Jonas Block. A iniciativa tem identidade visual assinada por Ramon Navarro e curadoria da cineasta Flávia Barbalho.
Inspirado no Festival de Cinema de Trancoso, que está em sua 6ª edição, o evento em Catas Altas acontece sobre a lua cheia e destaca as belezas da cidade mineira. Durante o festival será gravado um curta metragem com jovens da comunidade local, como parte da oficina de cinema — a película terá participação de Jonas Block, um dos homenageados com o Troféu Lamparina.
Além de Jonas Block, serão homenageados os mineiros Débora Fallabela, Selton Melo, Elza Cataldo, Rafael Conde, Gabriel Martins, Gabriel Guedes e outros. Lázaro Ramos e Taís Araújo também estão nessa lista.
A cerimônia de abertura será conduzida por Lígia Mendes nesta sexta feira (30), às 20h, na Praça Monsenhor Mendes, a principal da cidade. A programação completa do evento pode ser conferida no perfil do Festival de Cinema de Catas no Instagram ou no site oficial do evento.
Além da mostra audiovisual, estarão expostas redações escritas por crianças sobre o tema “cinema”. A gastronomia também integra o evento, com pratos inspirados na 7ª arte.
O 1º Festival de Cinema de Catas Altas é uma iniciativa do empresário Luciano Almeida e da cineasta Flávia Barbalho e tem apoio da Prefeitura Municipal.