O aposentado José Aílton de Almeida, 56 anos, é natural de Santa Maria de Itabira. O popular “Dé Graxinha” levava uma vida relativamente pacata, até que a fama pintou em sua vida. Foi de repente.
Tudo começou com a postagem de um despretensioso vídeo nas redes sociais. A brincadeira atraiu a atenção de internautas e fez muito sucesso. O apelido Dé Graxinha é uma alusão à sua antiga profissão: ele trabalhava em lubrificação de veículos pesados, uma atividade com uso de graxas e óleos.
O repentino sucesso já rendeu uma fundamental recompensa para o novo humorista: uma prótese dentária. Dois profissionais da área de odontologia perceberam que o contador de piadas carecia de dentes frontais. Esse problema provocava erros na pronúncia das palavras. A correção resolveu o problema de dicção.
José Ailton já produziu mais de 100 vídeos em sua meteórica carreira de ator e contador de causos. As postagens podem ser conferidas em plataformas digitais como Instagram e Youtube.
Dé Graxinha participou do “Sala de Visitas” da TV DeFato. Na oportunidade, ele contou alguns casos pitorescos. “É mentira, Terta?”. Só vendo para acreditar.