A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) publicou um comunicado oficial confirmando que o brasileiro Enzo Fittipaldi — neto do ex-piloto Emerson Fittipaldi — e o francês Theo Pourchaire foram levados por um helicóptero médico para o hospital King Fahad das Forças Armadas, após acidente na largada da Fórmula 2, neste domingo (5), em Jeddah, no GP da Arábia Saudita. A FIA também confirmou que ambos estavam conscientes no momento em que foram transferidos.
“Os pilotos foram imediatamente atendidos pela emergência e pela equipe médica. Ambos estão conscientes e retirados pelos médicos Os pilotos foram transferidos de ambulância e helicóptero para o Hospital das Forças Armadas King Fahad, em Jeddah”, informou o comunicado.
Enzo Fittipaldi acertou, em aceleração máxima, em cheio o carro de Theo Pourchaire, que teve problema na largada. Bandeira vermelha, carros da fórmula 2 no Pit Lane. pic.twitter.com/Lc38YESwFC
— Raul (@RaulNPK) December 5, 2021
O piloto francês teve problemas na largada e ficou com o carro da ART Grand Prix parado no grid. Pourchaire largou na segunda fila, em terceiro lugar, enquanto Fittipaldi iniciou a corrida em 18º lugar, o que permitiu que o brasileiro alcançasse alta velocidade desde a largada até o momento do acidente.
Os pilotos seguem hospitalizados no momento e ainda não há maiores detalhes sobre as possíveis lesões causadas pelo impacto da batida. Fittipaldi ficou preso nas ferragens do veículo e precisou ser resgatado pela equipe médica, logo depois o piloto deu um sinal com os braços, confirmando estar consciente.
A corrida deste domingo teve apenas cinco voltas, devido a uma nova paralisação após o acidente, bem menos grave, envolvendo Guilherme Samaia e Olli Caldwell, que escaparam ilesos. Oscar Piastri, que largou na pole, foi o vencedor da prova e teve os pontos contados pela metade.