Site icon DeFato Online

Conselho de Esportes teme por fim de projetos com ‘hibernação’ de secretaria

Conselheiros estão insatisfeitos com suspensão das atividades da secretaria - Tatiana Santos/DeFato

O Conselho Municipal de Esportes de Itabira planeja ações na tentativa de sensibilizar o governo municipal a reativar a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), que está “hibernada” desde o final de novembro do ano passado. Conselheiros temem que projetos desenvolvidos na cidade possam ser prejudicados por causa da interrupção das atividades da pasta.

Em novembro, o prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) anunciou que a pasta teria as atividades suspensas pelo menos por um ano. A medida foi tomada como uma das soluções para tentar conter o déficit mensal nas contas do governo. A economia, segundo o chefe do Executivo, chega a R$ 300 mil por mês, ou R$ 3,6 milhões por ano. Alguns servidores comissionados foram exonerados e a equipe que restou na secretaria foi absorvida pela pasta de Educação.

“É um processo de hibernação. O que a gente espera é poder retornar com a secretaria após este ano parada. É uma área muito importante para nós”, declarou o prefeito, durante entrevista coletiva no fim de 2017.

Em entrevista a DeFato Online, o presidente do Conselho, Rinaldo Lucas Araújo, pontuou que uma das implicações da paralisação da Secretaria de Esportes é a impossibilidade de participação de atletas de Itabira de modalidades coletivas e individuais nos Jogos do Interior de Minas (JIMI). De acordo com ele, os atletas dependem que a inscrição seja feita pela pasta de Esportes até o dia 21 de março.

O impasse foi debatido na Câmara de Vereadores na última terça-feira, 27 de fevereiro, quando o vereador Weverton Vetão (PSB) usou a tribuna para falar sobre o tema. O presidente do Conselho acompanhou o encontro e viu vários parlamentares saindo em defesa da reativação da secretaria.

Questionado se com o orçamento atual de Itabira seria possível que a pasta de Esportes continuasse desenvolvendo projetos na área, o conselheiro disse acreditar que sim. Ele citou levantamentos da própria secretaria que atestariam essa possibilidade de continuidade. “Sim, nós estávamos providenciando um estudo e interrompemos devido às informações de que estariam hibernando a secretaria. Mas temos estudos, inclusive de pessoas que trabalham dentro da secretaria, de que a verba estipulada e o valor que nós temos para o desenvolvimento do projeto seria suficiente para manter esses eventos durante o ano de 2018”, defendeu.

Ações planejadas

O Conselho de Esportes promoveu uma reunião recente entre seus membros e, dentre as ações firmadas, definiu para o dia 13 de março a realização de uma passeata, às 13 horas, que sairá das proximidades da rodoviária, passando pela Prefeitura e chegando à Câmara. Durante o trajeto, serão distribuídas cópias de uma “Carta do Esportista Itabirano” à população.

Os conselheiros querem ainda uma audiência com o prefeito, onde a diretoria tentará obter uma posição formal do governo sobre a situação da pasta. Também serão produzidos vídeos, frases e charges, que serão divulgadas em redes sociais, pedindo a volta da secretaria. Por fim, os conselheiros querem a criação de uma comissão para gerenciar a execução das ações planejadas.

Exit mobile version