Conselho faz apelo para que Prefeitura reative Secretaria de Esportes
Hibernação da pasta deixou a cidade de fora de competições importantes no segmento. Prefeitura lamenta os impactos e planeja retomar a Secretaria só no ano que vem
Em carta aberta divulgada nesta sexta-feira, 16 de março, desportistas itabiranos fazem um apelo ao governo de Ronaldo Magalhães (PTB) para que reative a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ). A Secretaria teve suas atividades suspensas em novembro do ano passado pela administração do município, que alegou necessidade de poupar gastos. Nesse tempo, porém, a “hibernação” da Secretaria colocou em cheque a realização de eventos esportivos na cidade, além da participação de atletas em competições estaduais e nacionais.
A carta foi distribuída pelo presidente do Conselho Municipal de Esportes de Itabira, Rinaldo Lucas Araújo. O documento foi elaborado após consenso dos integrantes do grupo, que tem representantes de diversas áreas.
O texto recorda a criação da SMELJ, há 25 anos, e tantos atletas que levaram o nome da cidade a grandes circuitos do esporte – a exemplo da campeã Pan-Americana de Taekwondo (2004), Érica Adriane Ferreira; do campeão mundial de Ginástica de Trampolim (2011), Alexandre da Silva; e de Talles Frederico Silva, do Atletismo, que gravou seu nome na história olímpica, no Rio de Janeiro, em 2016.
No entendimento do Conselho, se as contas públicas municipais estão no vermelho, a redução de despesas deve se fazer no “combate aos desvios, ineficiências e má gestão, esses sim danosos aos cofres públicos e nocivos à sustentabilidade social e econômica de Itabira”.
A entidade ressalta ainda que a hibernação da pasta deixará Itabira fora de eventos tradicionais, como os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) e Jogos do Interior de Minas (JIMI).
A carta pede finalmente, que além da retomada de toda a estrutura da SMELJ, seja nomeado um secretário específico para a pasta e ocorra a execução das ações aprovadas no Plano Plurianual (PPA). O Plano prevê, para 2018, a aplicação de 0,60% do total da receita estimada para o ano no setor esportivo.
Só em 2019
A Prefeitura de Itabira, por meio de sua Assessoria de Imprensa, ressaltou que “existe a possibilidade de a pasta ser reativada no ano de 2019, se as perspectivas econômicas do município forem melhores”. Para este ano, a manutenção da pasta foi descartada.
Em 30 de novembro de 2017, o prefeito Ronaldo Magalhães anunciou que cessaria as atividades da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), o que garantiria uma economia de R$ 300 mil por mês à Prefeitura. À época, o prefeito justificou a medida “como tentativa para zerar o déficit mensal nas contas públicas”. Apenas um setor da pasta foi agregado à Secretaria Municipal de Educação (SME).