Itabirana faz alerta sobre golpe após ter o Instagram hackeado
Os bandidos pedem dinheiro através do pix e vendem objetos que não existem
Na noite de segunda-feira (24), a itabirana Áurea Alice Barbosa, de 58 anos, técnica em mineração, teve sua conta do Instagram hackeada por criminosos que aplicaram o golpe em mais de 25 pessoas. Os bandidos usaram a rede social de Áurea para pedir dinheiro emprestado por meio do Pix. Além disso, também anunciaram móveis de excelentes qualidades com preços muito atraentes que não existiam.
O golpe
Os golpes vêm crescendo cada vez mais nas redes sociais e, infelizmente, as pessoas ainda são lesadas por eles. Em depoimento à DeFato, Áurea explicou a situação.
“Eu cheguei em casa por volta das 19h30 e fui ver meus e-mails. De repente, vi um e-mail de um resort. Então, acho que cliquei no link. Logo em seguida meu celular deu uma pane e apagou. Quando voltou, o Instagram já não apareceu mais e saiu do ar. Nisso minha sobrinha me ligou e disse que achava que alguém tinha hackeado minha conta. Ela disse que os bandidos estavam pedindo dinheiro para ela. Já para sua mãe eles estavam vendendo vários objetos com preços convidativos. Acabei descobrindo que realmente era um golpe”, relata Áurea.
Daí para frente, Áurea recebeu vários telefonemas de amigos para saber o que havia acontecido. Ela havia acabado de combinar de encontrar uma vizinha. Logo em seguida, a amiga recebeu uma mensagem no Instagram. Na mensagem, o hacker pedia 300 reais emprestado. A vizinha desconfiou do golpe e não fez a transferência.
“Minha amiga só não fez o pix porque não tinha dinheiro no banco. Mas tinha dinheiro em mãos e ofereceu para buscar. Ela estava desconfiada do golpe e começou a dificultar. Assim, os bandidos desistiram”, conta.
Caiu no golpe?
A única pessoa que Áurea soube que caiu no golpe foi a mãe de uma ex-amiga de trabalho. Ela informa que nem tinha a amiga na rede social e não faz ideia como eles a encontraram.
“Não sei como conseguiram o contato dela. Eu não tinha ela no meu Instagram. Foi a mãe dessa amiga que se interessou por alguns móveis e acabou comprando. Ligou para a filha e pediu para fazer um pix no valor de R$500 reais. Como levou apenas um móvel, eles ficaram insistindo muito para ela comprar mais. Isso fez com que desconfiasse do golpe”, disse.
Após todo o transtorno, Áurea avisou seus contatos e pediu para que compartilhassem a notícia. Hoje, ela já fez um boletim de ocorrência na delegacia e o crime será investigado.
“É uma situação horrível. Eu fiquei muito preocupada com o que eu poderia gerar para as outras pessoas. Poderiam ter muitos prejuízos. Como ser humano, quero alertar a todos porque me preocupo com o próximo”, desabafa Áurea.
Fica uma dica: não caiam no golpe! Pediu dinheiro, transferência, pix ou viu objetos sendo vendidos por preços baixos, desconfie. Confira abaixo na galeria as tentativas de golpes enviadas pelos hackers para as vítimas.