Site icon DeFato Online

Corpo de Bombeiros e Instituto Bromélia iniciam operações de combate a incêndios em Itabira e região

Foto: Secretaria de Meio Ambiente

Durante os meses de agosto e setembro, o Brasil enfrenta um aumento significativo nas temperaturas, resultando em um ressecamento acentuado da vegetação e condições climáticas mais secas. Esse cenário propicia o surgimento de focos de queimadas, muitas vezes intensificados pela ação humana.

A Secretaria de Meio Ambiente de Itabira formou uma comissão para combater os incêndios durante o período de seca. Para essa missão, o Instituto Bromélia atuará sob a coordenação do 6° Pelotão do Corpo de Bombeiros de Itabira.

Denes Lott, secretário de Meio Ambiente, detalha o treinamento dos profissionais envolvidos no controle de queimadas: “esses brigadistas estão tendo o início de atuação. Eles vão trabalhar sob inteira supervisão do Corpo de Bombeiros e sobre a convocação deles, em procedimentos nas frentes de incêndios florestais, que ocorrem no âmbito do município. Os brigadistas estão devidamente treinados pelo batalhão. Os agentes estão com equipamentos de proteção individual para combate a incêndio. O Instituto Bromélia tem especialidades em ações de brigadas em nossos parques florestais. No parque Alto do Rio Tanque será disponibilizada uma caminhonete para que as ações tenham sucesso em menor tempo”, salienta Lott.

A brigada florestal atuará em conjunto com os bombeiros no combate a incêndio também nas áreas verdes de Itabira, nas unidades de conservação municipal e estadual. Em qualquer vegetação, seja urbana ou rural.

Tenente Jocélio Gonçalvez, do 6° Pelotão do Corpo de Bombeiros, esclarece como será a atuação dos brigadistas. “As brigadas florestais devem ser credenciadas junto ao curso de bombeiros. A Prefeitura fez todo o trâmite através da Secretaria do Ambiente, que contratou a brigada florestal. O treinamento e o credenciamento são cursos dos bombeiros. Dessa forma, temos mais sete brigadistas credenciados, que podem atuar nos incêndios florestais. Solicitamos à comunidade que evite iniciar qualquer tipo de queimada, seja em objetos próximos à vegetação ou em seus próprios lotes. É crucial evitar essas ações durante o período de seca”.

Exit mobile version