Site icon DeFato Online

Corpo de Bombeiros utilizará a tribuna da Câmara de Itabira para alertar sobre queimadas

Corpo de Bombeiros utilizará a tribuna da Câmara de Itabira para alertar sobre queimadas

Reunião da Câmara Municipal de Itabira da última terça-feira - Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Com a chegada do período de seca, o temor pela proliferação de queimadas e incêndios em áreas verdes e de proteção ambiental e na zona rural aumenta. Para alertar e conscientizar sobre o tema, representantes do do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais utilizarão a tribuna da Câmara Municipal de Itabira. A participação pode acontecer já na próxima terça-feira, 4 de maio.

A apresentação dos bombeiros no Legislativo foi autorizada na reunião da última terça-feira (26), quando o requerimento 23/2022, de autoria do vereador Luciano Gonçalves dos Reis “Sobrinho” (MDB), foi aprovado por unanimidade. Os militares também irão abordar os casos de afogamentos que foram registrados nos últimos meses.

“Anualmente, não só em nossa região, mas em todo o Brasil, com a escassez das chuvas em razão do fim do verão e início do outono, aproxima-se o período da seca e, em consequência, aumenta excessivamente o registro de focos de incêndios”, destacou Luciano Sobrinho na justificativa do requerimento.

“As consequências das queimadas, de modo geral, são prejudiciais, tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana, já contribuem para a destruição ambiental dos biomas e áreas que elas afetam, além de emitirem gases poluentes e fumaça, que causam mal a saúde do ser humano quando inalados imediatamente, e contribuem para o desenvolvimento de doenças respiratórias, como bronquite, sinusite e rinite”, completa Luciano Sobrinho.

O emedebista também afirmou que as queimadas e incêndios podem atingir as redes de transmissão de energia, assim como antenas de telefonia, causando interrupção dos serviços e trazendo transtorno para a população.

Luciano Sobrinho foi o autor do requerimento que autorizou a participação dos bombeiros no Legislativo – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Incêndios marcam o ano de 2021

O segundo semestre do ano passado registrou diversos focos de incêndio — assim como queimadas de grandes proporções. Praia, Gabiroba e Quatorze de Fevereiro, além do Parque Natural Municipal do Intelecto, foram algumas das localidades que sofreram com as chamas.

“Nos meses de setembro e outubro a gente tem uma incidência maior. Pela série histórica aqui da cidade de Itabira, é nesse período que os incêndios começam, realmente, a se propagar. Grande parte deles são feitos de forma irregular, às vezes para renovação de pasto ou mesmo ações de incendiários”, detalhou à época o Tenente Medeiros, do Corpo de Bombeiros de Itabira.

Quer acompanhar a apresentação do Corpo de Bombeiros na Câmara Municipal de Itabira na próxima semana? O portal DeFato transmite ao vivo, todas as terças-feiras, a partir das 14h, as reuniões do Legislativo. Para acompanhar basta acessar o nosso canal oficial no YouTube.

Perdeu a reunião da Câmara de Itabira da última terça-feira? Então confira no vídeo abaixo a íntegra da sessão plenária:

Exit mobile version