Site icon DeFato Online

Corporação Musical Santa Cecília celebra 100 anos com documentário e exposição 

A Corporação Musical Santa Cecília de Itabira está comemorando 100 anos de criação. Para festejar o centenário, a banda lançou um documentário nesta segunda-feira (21) contando um pouco sobre a história do grupo e homenageando os participantes. Além da produção audiovisual, uma exposição também foi montada na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade com instrumentos, uniformes e documentos que retratam o legado do conjunto na cidade.

Com 15 minutos de duração, o documentário trouxe depoimentos e relatos de quem faz parte da Corporação Musical Santa Cecília ou que já foi integrante. Na produção audiovisual, as imagens mostraram diferentes gerações em harmonia, buscando manter a tradição da banda e incentivar cada vez mais jovens a participarem do legado.

Corporação Santa Cecília completou 100 anos de criação

Douglas Gomes, regente da corporação, contou que desde os oito anos segue os passos do pai, que também é músico do conjunto. Seguindo o estímulo da família, Douglas completou 17 anos de banda e agradeceu muito por estar como mestre na solenidade de 100 anos da corporação.

“Para mim é um orgulho muito grande porque eu nunca imaginei chegar onde estou. É muita felicidade e gratidão em saber que o nosso trabalho está fazendo efeito e que deu-se continuidade. Já estamos preparando os músicos jovens para que eles tenham entendimento de que a banda ficará sobre a nossa responsabilidade. Relembrar toda essa história foi muito emocionante”, disse o regente Douglas Gomes.

Durante o lançamento do documentário e da exposição, o prefeito Ronaldo Magalhães disse que está a disposição para ajudar a banda sempre que possível. O chefe do Executivo também agradeceu pela contribuição do grupo para a história e cultura de Itabira.

Se não tiver  história e cultura, como a da Corporação Santa Cecília e seus 100 anos, nada vale a pena. Temos que agradecer o que a banda tem feito por Itabira”, afirmou o prefeito.

História

Fundada em 16 de outubro de 1919 em Itabira, a Corporação Musical Santa Cecília é considerada patrimônio imaterial da cidade. O conjunto que carrega o nome da padroeira dos músicos é reconhecido como Utilidade Pública desde 1º de dezembro de 1970, pela Lei Municipal nº 1.026. Além disso a banda faz parte do Museu de Território Caminhos Drummondianos.

Exit mobile version