Na próxima quinta-feira (29), fiéis católicos celebram o dia de Corpus Christi. A festa ocorre sempre 60 dias após a Páscoa, na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.
Tradição
“Corpus Christi” significa “Corpo de Cristo” em latim. A Igreja Católica celebra a festa religiosa em honra ao Santíssimo Sacramento, ou seja, o corpo e sangue de Jesus Cristo. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Papa Urbano IV instituiu a festa em 1264. A decisão aconteceu em resposta a um milagre eucarístico que a Igreja Católica registrou em Bolsena, na Itália, em 1263.
“Esta solenidade entra no calendário litúrgico da Igreja para evidenciar e enfatizar a presença real do Senhor Jesus no pão e no cálice consagrados. Após a consagração se torna: Jesus sacramentado”, diz a CNBB sobre a tradição de se tomar a hóstia consagrada.
Celebrações
No Corpus Christi, acontecem procissões solenes, em que fiéis acompanham o Santíssimo Sacramento em um desfile pelas ruas. Muitas vezes, o chão recebe a decoração de tapetes coloridos feitos de pétalas de flores, serragem colorida, entre outros materiais. Os desenhos dos tapetes podem variar de simples padrões geométricos a imagens religiosas elaboradas, como símbolos cristãos, figuras de santos, cenas da Bíblia ou representações do Santíssimo Sacramento.
Um exemplo é a histórica Ouro Preto, onde haverá diversas atividades culturais no dia de Corpus Christi. A celebração a montagem dos tapetes de serragem, seguida pela procissão na manhã do dia 30. Além disso, oferece atrações culinárias, como o Festival Gastronômico que acontece no Largo do Cinema.
Feriado de Corpus Christi
Em muitos lugares, Corpus Christi é celebrado como um feriado público, permitindo que fiéis participem plenamente das festividades e procissões. Como a data não consta como feriado no calendário nacional, é necessário conferir em quais estados e municípios acontece a paralisação de atividades.
Na capital Belo Horizonte, o dia de Corpus Christi é feriado. No entanto, alguns comércios podem manter o funcionamento, levando em conta a Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2025.