Neste domingo (14), aconteceu a Corrida DeFato Saúde em comemoração aos 165 anos do Hospital Nossa Senhora das Dores. Foram mais de 450 atletas inscritos, disputando as provas de 5km e 10km, além da caminhada, corrida kids e outras atrações, que reuniram milhares de pessoas ao longo de todo evento. Entre a celebração do esporte e as diversas conquistas pessoais de cada atleta, algumas histórias inspiradoras tomaram destaque no evento.
Além dos vencedores nas categorias masculino e feminino, a corrida DeFato Saúde prestou uma homenagem para Salvador Manoel da Rocha, nascido em 15 de abril de 1950. Natural de Itabira, Salvador é aposentado e já soma 43 anos de paixão pelo atletismo, disputando inúmeras provas de corrida de rua por todo o país. Seja em maratonas, meia-maratonas, eventos especiais e treinos, Salvador é figura constante – faça chuva ou faça sol.
Em entrevista à DeFato, o senhor definiu o esporte como “tudo na vida”, se emocionou dizendo que não havia recebido uma homenagem tão bela e que este momento ficará marcado em seu coração. Assista ao vídeo abaixo:
Outra história de encher os olhos veio através de Evaldo Guerra e Hugo Guerra, pai e filho que começaram a dar juntos os seus primeiros passos – e quilômetros percorridos – no atletismo. Evaldo vive uma rotina atarefada, conciliando seu trabalho no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e o pós expediente em sua barbearia no bairro Clóvis Alvim II, onde o filho adolescente tem aprendido o ofício. Somente após essa jornada, os dois – junto da mãe e mais dois filhos – se unem para treinar nas ruas e avenidas da cidade.
Confira o bate-papo da família com a DeFato.