Site icon DeFato Online

Crea-MG intensifica fiscalização e registra mais de 1.200 ações na região de Itabira; confira o balanço de atividades

Crea-MG intensifica fiscalização e registra mais de 1.200 ações na região de Itabira; confira o balanço de atividades

Marcos Gervásio, presidente do Crea-MG - Foto: Foto: Fernando Innecco/Crea-MG

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) realizou, até o momento, 1.216 ações de fiscalização na Inspetoria de Itabira, que abrange 16 municípios da região. As operações tiveram como foco assegurar a regularidade de obras e serviços ligados à engenharia, agronomia e geociências.

Itabira, o maior município da área, concentrou 632 fiscalizações, com 101 irregularidades identificadas. Desse total, 71 infrações (70,3%) foram cometidas por leigos e 30 (29,7%) por profissionais habilitados, conforme o relatório divulgado pelo Crea-MG.

Segurança e qualidade dos serviços em destaque

O presidente do Crea-MG, Marcos Venícius Gervásio, engenheiro civil e de segurança do trabalho, destacou a importância do trabalho realizado. “Conseguimos fechar o ano de 2024 com fiscalizações realizadas em todos os 853 municípios mineiros, o que demonstra nossa preocupação com a segurança e o bem-estar da população. Queremos continuar esse trabalho, mas também conscientizar os profissionais sobre a necessidade de atuar dentro das regularidades”, afirmou.

Em todo o Estado, o Crea-MG executou 60.770 ações de fiscalização em 2024, gerando 15.122 autos de infração. Entre as irregularidades, 74% foram cometidas por leigos, e 26% por profissionais habilitados.

Denúncias e projeções para 2025

O presidente também ressaltou o esforço no atendimento de denúncias. Das 4.607 denúncias recebidas em 2024, o Crea apurou 4.619, eliminando parte do passivo acumulado em anos anteriores. “Esses números evidenciam o empenho dos nossos fiscais e reforçam a importância de acompanhar de perto o exercício da engenharia no estado. Estamos satisfeitos com os resultados e otimistas com as projeções para 2025”, destacou Marcos Gervásio.

Irregularidades na região de Itabira

Na área da Inspetoria de Itabira, que inclui as cidades de Carmésia, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Ferros, Guanhães, Itabira, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Passabém, Sabinópolis, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto e Senhora do Porto, foram detectados casos como:

Esses dados reforçam a necessidade de ampliar a fiscalização e conscientizar tanto empresas quanto indivíduos sobre a importância do cumprimento das normas legais para garantir a segurança e qualidade dos serviços prestados.

Exit mobile version