Presidente do PT Nacional e deputada federal (PT-PR), Gleise Hoffmann postou em sua rede social no X (ex-Twítter) na segunda-feira (10), uma observação que demonstra sua preocupação com o crescimento da extrema-direita na Europa.
As eleições para o Parlamento Europeu, encerradas no último domingo (9), resultaram em números favoráveis para a direita no continente, com o bom desempenho dessas legendas no campo político, sinalizando derrota para os governos francês e alemão, que têm as maiores bancadas desse Parlamento, 81 e 96, respectivamente.
Reagindo ao resultado, o presidente da França, Emmanuel Macron, dissolveu o parlamento e convocou novas eleições. O primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, anunciou sua renúncia ao cargo. Na Espanha há uma pressão idêntica, que pode resultar em renúncia de líder governamental da esquerda local.
A eleição vem consolidando uma série de vitórias da extrema-direita ou centro-direita no velho continente e é um dos resultados mais expressivos desde a criação da União Europeia.
Segundo Gleise, “o crescimento de extremistas de direita no Parlamento Europeu é mais um sinal de alerta para o campo democrático”. Com a nova composição, os deputados de extrema-direita e centro-direita vão ocupar 395 dos 720 assentos do Legislativo europeu, com um domínio de 54,9%.