O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira começou no sábado (7) a captação emergencial no rio Tanque, no distrito de Senhora do Carmo, com a utilização de caminhões pipa. De acordo com a autarquia, essa medida é uma alternativa de enfrentamento à crise hídrica da cidade.
Nesse sistema, a água bruta é captada no rio Tanque e levada pelos caminhões pipas até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos, onde acontece o tratamento e distribuição para a população itabirana.
Ainda segundo Saae, a ação se faz necessária diante do baixo nível de captação do manancial que abastece a região. No decorrer da semana, a medida passará por ajustes para garantir a eficiência da operação.
No entanto, 11 bairros de Itabira podem ter o abastecimento de água temporariamente afetado. São eles: Bela Vista, Campestre, Cidade Nova, Eldorado, loteamento Village da Lagoa, Nossa Senhora das Oliveiras, Nova Vista, Pedreira do Instituto, Penha, Santo Antônio e São Pedro. Manobras para amenizar o risco de desabastecimento são realizadas pela autarquia.
Itabira enfrenta uma estiagem severa e altas temperaturas que se estendem por seis meses, resultando em um impacto significativo no abastecimento de água devido ao baixo nível dos mananciais.