O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2023 começa a ser exigido nesta sexta-feira (1º/09). A obrigatoriedade do documento começa para os carros com finais de placa 1, 2 e 3 e motoristas flagrados sem o documento serão multados. Saiba como ter o documento em mãos para não passar aperto.
O CRLV pode ser acessado por meio do site (clique aqui), onde é possível verificar se existem pendências e também imprimir o documento.
Para acessar os dados, basta informar a placa, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou CNPJ. Em caso de impressão, o Detran-MG orienta que precisa ser de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR-Code.
O serviço para acessar o documento também está disponível no aplicativo MG App, no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Infração
Condutores flagrados sem o CRLV atualizado após o prazo estabelecido configuram infração gravíssima, com registro de sete pontos na habilitação, remoção do veículo para um pátio credenciado e multa de R$ 293,47, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).