O Cruzeiro oficializou nesta segunda-feira (15) a saída do técnico Leonardo Jardim do comando da equipe principal. A decisão acontece após a eliminação do time nas semifinais da Copa do Brasil, no domingo (14), diante do Corinthians, nos pênaltis, na Neo Química Arena, em São Paulo. Apesar de ter vínculo contratual até o fim de 2026, o treinador optou pela rescisão antecipada.
Além de Jardim, deixam o clube os auxiliares José Barros, Antonio Vieira e Diogo Dias. Em comunicado oficial, o Cruzeiro agradeceu aos profissionais pela dedicação e pelo trabalho desenvolvido ao longo da temporada e desejou sucesso na continuidade de suas trajetórias.
Contratado em fevereiro deste ano para substituir Fernando Diniz, Leonardo Jardim comandou o Cruzeiro em pouco mais de 50 partidas oficiais. Sob sua direção, a equipe apresentou regularidade no Campeonato Brasileiro e encerrou a competição na terceira colocação, garantindo vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores. Por outro lado, o time não conseguiu avançar às decisões do Campeonato Mineiro, foi eliminado ainda na primeira fase da Copa Sul-Americana e caiu na semifinal da Copa do Brasil.
Após a eliminação para o Corinthians, o treinador evitou comentar publicamente sobre o futuro. No dia seguinte, a saída foi confirmada em reunião com a diretoria da SAF, na Toca da Raposa II. O presidente Pedro Lourenço tentou a permanência do comandante português, inclusive com a possibilidade de ampliação de contrato, mas a decisão pessoal do treinador prevaleceu.
+ Gabigol perde pênalti decisivo, e Cruzeiro cai diante do Corinthians, na Copa do Brasil
Leonardo Jardim, de 51 anos, já havia manifestado internamente o desejo de se afastar da rotina à beira do gramado. Entre os fatores considerados estariam questões pessoais e planos profissionais fora do futebol, já conhecidos pela cúpula do clube.
Com a confirmação da saída, o Cruzeiro inicia o processo de busca por um novo treinador para a sequência do planejamento esportivo visando a temporada de 2026. Leonardo Jardim concederá entrevista coletiva nesta segunda-feira, às 13h, na Toca da Raposa II, para falar sobre sua despedida.

