Nesta quarta-feira (24), às 19h, o Cruzeiro receberá o Juventude, no Mineirão, tendo a chance de emplacar sua oitava vitória em oito jogos como mandante neste Brasileirão. O duelo, que fecha o primeiro turno da competição, terá transmissão ao vivo da Rádio Carçaa FM 90,5.
A equipe comandada pelo técnico Fernando Seabra inicia a 19ª rodada na 7ª colocação do Brasileirão. O Cabuloso soma 29 pontos, sendo 21 desses conquistados dentro de casa. No momento, o time celeste é o único com 100% de aproveitamento como mandante na competição nacional.
Para o compromisso contra o Juventude, o Cruzeiro terá dois desfalques em relação à rodada anterior. O atacante Álvaro Barreal cumprirá suspensão devido ao terceiro cartão amarelo, enquanto o atacante Gabriel Veron estará indisponível por questão médica. Veron foi submetido a exames, nesta terça-feira, que diagnosticaram uma lesão muscular em sua coxa esquerda. O atleta já iniciou de imediato o tratamento no Departamento de Saúde e Performance do clube.
Contudo, o Cruzeiro terá várias boas novidades para esta partida. O atacante Juan Dinenno, recuperado de um procedimento cirúrgico na região do púbis, volta a ficar à disposição do time celeste e foi relacionado pela primeira vez neste Brasileirão. Outro retorno é do lateral-esquerdo Marlon, recuperado de uma lesão no ombro direito que o tirou dos últimos três jogos.
Além de Dinenno e Marlon, outras novidades são as convocações do volante Walace e do zagueiro Jonathan Jesus. Contratados na atual janela de transferências, os atletas foram relacionados pela primeira vez com o manto estrelado. Já o volante Fabrizio Peralta, outro atleta recém-chegado, realiza trabalhos de reequilíbrio muscular com a equipe de saúde e performance e ainda não fica à disposição para estrear pelo Cruzeiro. O atacante Rafa Silva, em recuperação de uma lesão muscular na coxa direita, deu mais um passo para o retorno aos gramados. Nesta terça, o atleta iniciou os trabalhos em campo com a equipe de preparação física.
Provável Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Henrique (Ramiro); Matheus Pereira, Arthur Gomes e Kaio Jorge
NA HISTÓRIA: CRUZEIRO x JUVENTUDE
Cruzeiro e Juventude se enfrentaram pela primeira vez em agosto de 1995. Em partida disputada no estádio Independência, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, as equipes ficaram no empate por 0 a 0. Nos anos seguintes, o time celeste construiu uma sequência positiva de resultados contra a equipe do interior do Rio Grande do Sul. No total, são 25 confrontos, dos quais o Cruzeiro venceu 12 vezes. O time de Caxias do Sul triunfou em 7 oportunidades, enquanto seis jogos terminaram em empate.
Pelo Campeonato Brasileiro, os clubes já se enfrentaram 18 vezes. O Cruzeiro também tem retrospecto favorável pela competição nacional, somando 9 vitórias até então. O Juventude venceu 5 jogos pelo Brasileirão, e o empate prevaleceu em 4 duelos.
Nesta quarta-feira, o Cruzeiro volta a enfrentar o Juventude após quatro temporadas. O último encontro aconteceu pela Série B de 2020. O jogo foi disputado em 16 de janeiro de 2021, devido à paralisação da pandemia de Covid-19 no ano anterior. Na ocasião, o adversário venceu por 1 a 0, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Já pela Série A, o Cruzeiro enfrentou o Juventude pela última vez na edição de 2007.
*** Com informações da Assessoria de Comunicação do Cruzeiro