O drama do Cruzeiro na luta contra o Z-4 continua. Após ter vencido duas partidas seguidas e conseguir fôlego novo, o time de Zé Ricardo perdeu por 1×0 para o São Paulo, na noite desta quinta-feira (2). Novamente, o time celeste teve mais volume de jogo e comandou as ações por grande parte do tempo, mas a inoperância do setor de ataque custou caro e o gol da derrota veio no fim da segunda etapa. Com um jogo a menos que os demais, o time celeste volta para a 16ª colocação, com 37 pontos, três a mais que o Vasco, primeiro dentro da zona de rebaixamento.
Campeão da Copa do Brasil e garantido na próxima edição da Copa Libertadores da América, o São Paulo se aproxima de cumprir sua última missão da temporada no Campeonato Brasileiro. Com o resultado positivo em casa, o São Paulo chegou aos 42 pontos e subiu para o décimo lugar, ultrapassando Cuiabá e Corinthians na tabela. Na história do Brasileirão, o número mágico para evitar o rebaixamento é 46. Ou seja, falta pouco para o time tricolor confirmar sua permanência na Série A.
O jogo
Pela primeira vez em sua passagem, o técnico Zé Ricardo conseguiu repetir o time titular. Nos primeiros 20 minutos de jogo, o Cruzeiro foi superior e conseguia controlar as ações em campo, anulando espaços ao adversário e promovendo boas subidas ao ataque com transições rápidas. Porém, na outra metade do primeiro tempo, Rafael Cabral foi muito exigido e saiu par ao intervalo como o melhor jogador em campo.
Na volta para o segundo tempo, Zé Ricardo manteve a mesma equipe, subiu as linhas de marcação e o Cruzeiro dominou o confronto. Mas o problema crônico do Cruzeiro persistiu e o setor ofensivo da equipe mineira desperdiçou todas as várias oportunidades de concluir em gol.
Dorival Junior percebeu que estava perdendo o controle do jogo e logo fez mudanças para recolocar sua equipe na partida. E foi justamente Luciano, que entrou no lugar de James Rodríguez, o responsável pelo gol da vitória pouco depois de Rafael Elias acertar o travessão são-paulino e Vital finalizar para fora. Zé Ricardo, que colocou de uma só vez Vital, Palacios e Wesley, viu o São Paulo construir a jogada do gol justamente pelo lado direito, onde ele acabara de modificar.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 0 CRUZEIRO
SÃO PAULO – Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson (Diego Costa), Rodrigo Nestor (Michel Araújo), Wellington Rato (Juan) e James Rodríguez (Luciano); David (Erison). Técnico: Dorival Junior.
CRUZEIRO – Rafael Cabral; William (Palacios), Luciano Castán, Neris e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado (Robert), Lucas Silva (Wesley), Matheus Pereira (Mateus Vital) e Arthur Gomes (Rafael Elias); Bruno Rodrigues. Técnico: Zé Ricardo.
GOL – Luciano, aos 39 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Wilton Pereira Sampaio (GO).
CARTÕES AMARELOS – William e Rafael Elias (Cruzeiro) e Beraldo (São Paulo).
CARTÃO VERMELHO – Anderson (Cruzeiro, no banco).
RENDA – R$ 3.115.984,00.
PÚBLICO – 50.570 pessoas.
LOCAL – Morumbi, em São Paulo.