Vários cantores têm feitos apresentações artísticas ao vivo nas redes sociais, denominadas “lives”, para ajudar a população a manter o isolamento social. E quando o entretenimento é oferecido por um músico, que também é médico? Isso é o que vem ocorrendo em João Monlevade. O médico Aggeu Marques, que reside no município, utiliza de sua rede social para levar informação e cultura aos seus seguidores. E nesta sexta (10), às 18h, tem mais uma live do artista, que é referência musical em especial sobre os Beatles, e relembra em suas apresentações, parcerias com Flávio Venturini, Lô Borges, Paulinho Pedra Azul e outros.
Confira vídeo abaixo da apresentação do Beatles In Concert:
Em conversa com a reportagem da DeFato, Aggeu Marques destaca que como médico, ele tira dúvidas sobre o coronavírus, fala sobre a importância do isolamento social, e a exemplo de muitos profissionais de saúde, mantém agenda para casos urgentes. E igual contribuição vem sendo feita por ele também por meio da música.
O que era um hobbie, hoje é encarado profissionalmente. Não por acaso ele é um dos idealizadores e organizadores do BH Beatle Week, segundo maior festival de cover dos Beatles do mundo. Ele também fez parte da banda Sgt. Pepper, de Belo Horizonte e que é referência internacional de cover da banda de Liverpool. Acrescente no currículo do médico e músico parcerias com artistas referências nacionais e ainda, a série de espetáculos que ele fez, o “Beatles In Concert”, no Palácio das Artes. Todo este histórico é apresentado por ele em suas apresentações, em sua rede social.
Desafio e compensação
Especificamente sobre as lives, Aggeu se diz surpreso com a repercussão de uma ação, que foi pedida por amigos próximos. “Tenho um espaço bacana na minha casa e resolvi arriscar. Já fiz umas seis apresentações neste formato. E tem pessoas que acompanham fora do Brasil. Isso pra gente que está numa cidade do interior de Minas Gerais é muito bacana”, explicou.
Em suas apresentações, o músico interpreta canções dos Beatles, além de cantar músicas autorias e de artistas brasileiros, como o Clube da Esquina. E entre uma música e outra, ele conta suas histórias e interage com os internautas.
“Gostei muito desse formato de apresentação e as circunstâncias pedem esse alento. Se soubesse como seria eu teria feito há mais tempo. Posso tocar para meu público, me aproximar dele sem necessariamente ter que enfrentar a BR-381, que é muito cansativo. O retorno é sensacional e por incrível que pareça, fico mais nervoso do que nas minhas apresentações no Palácio das Artes, por exemplo”, diverte-se Aggeu Maques.
Confira mais um vídeo do músico e médico:
Entretenimento
O isolamento social neste momento é necessário para muitos profissionais de saúde, para se evitar a sobrecarga no sistema de saúde. O médico Aggeu Marques concorda. Contudo, ele ressalta a importância de se trabalhar o psicológico nesse período.
“É preciso ter o equilíbrio. É necessário seguir as orientações do Ministério da Saúde, que é quem nos guia. Há ainda preocupação econômica e suas consequências. A saúde e a economia são engrenagens. E com tudo isso é preciso preservar a saúde mental, componente fundamental”, explicou Aggeu.
Por isso, para o médico e músico, qualquer forma de interagir com o público é válida. “O artista tem de ir aonde o povo está. Isso sem falar que este formato é democrático, já que nem todos os artistas têm mídia aberta”, apontou Aggeu. Por fim, o médico pediu a união popular em relação à pandemia do coronavírus. “É preciso confiar em quem lidera. E é leviano querer se aproveitar politicamente da situação. É mau caratismo. O sistema de saúde mundial não está preparado para a velocidade com que esse vírus se dissemina, então vamos nos espelhar em líderes de verdade. E se posso contribuir como médico, cidadão e músico, faço de coração”, finalizou Aggeu.

