Se você se tem interesse por soluções criativas que possam melhorar a relação das pessoas com as obras e construções, o curso de Engenharia Civil pode ser a sua praia! A profissão lida com tudo aquilo que a humanidade constrói para viabilizar o cotidiano nas cidades, como casas, edifícios, aeroportos, estradas, pontes, viadutos e barragens.
O engenheiro civil é responsável pela análise do solo sobre o qual a construção será erguida, bem como pela escolha dos materiais e pela correta instalação das redes hidráulicas, elétricas e de saneamento. É também esse profissional quem zela pelos prazos, custos e segurança dos demais trabalhadores. A respeito dos materiais com que o engenheiro civil lida durante toda sua carreira, podemos dizer que se distribuem, principalmente, em três grandes vertentes: o concreto armado, o a madeira e o metal.
Ao longo da graduação, o estudante tem muito contato com ciências exatas, nas áreas de matemática, física, química e informática. Disciplinas que envolvem cálculo, geometria analítica e estatística vão passar a fazer parte da sua vida. Mas nem só de números vive o aspirante a engenheiro civil, que também vai transitar pela sociologia urbana e hidrologia, por exemplo. O estudante também frequentará aulas de topografia, em que vai estudar a medição dos terrenos, e de geotecnia, em que pesquisará sobre minerais e rochas. Ao longo dos estudos sobre transportes, o aluno aprenderá a respeito do projeto e do funcionamento de pontes, viadutos, estradas e portos.
Em tempos de economia movimentada, cresce muito a demanda por novas obras e construções, que sediarão novas indústrias e redes habitacionais. Isso torna necessário, por sinal, ampliar a malha de transportes e a estrutura urbana. Por isso, o mercado de Engenharia Civil está constantemente aquecido. Não parece uma ótima opção?