De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galileia. Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou. (Lucas 17:11-19)
A vida cristã foi planejada para ser uma vida marcada por milagres, pois, significa andar com Cristo, de mãos dadas com Aquele que é a fonte de todos os milagres. É muito bom ouvir testemunhos de milagres dos outros, melhor ainda, com certeza, é ter os próprios milagres para contar. Ao ler os Evangelhos observamos claramente que o desejo de Deus é que possamos receber milagres, agradecer por eles, testemunha-los e nos tornar instrumentos para realizá-los. Ele deseja fazer de cada um de nós um milagre ambulante, um canal de milagre!
A questão é que, milagres não ocorrem por acaso, de acordo com o texto bíblico acima, eles andam de mãos dadas com algumas atitudes simples. Em primeiro lugar, a Bíblia nos ensina que o milagre anda de mãos dadas com o Encontro (v.12 “…saíram-lhe ao encontro…”). Aqueles dez leprosos decidiram que sairiam a encontrar-se com Jesus com Jesus. Essa, sem dúvida, é a melhor decisão em tempos de crise.
Além disso, a Palavra de Deus nos informa que de longe eles se colocaram a gritar por Jesus. Acredite, nada nos aproxima mais de Deus do que a oração. Se você se sente longe Dele, ore! Aquele encontro só foi possível por causa de um clamor, aprendi que Deus não responde às nossas necessidades, Ele responde às nossas orações.
Em segundo lugar, é possível observar que o milagre anda de mãos dadas com a obediência (v.14). Jesus mandou que eles fossem se mostrar aos sacerdotes, e enquanto eles estavam indo o milagre aconteceu, eles foram completamente curados. No caminho da obediência eles foram curados. Acredite, enquanto você andar no caminho da obediência os milagres te acompanharão. Ninguém ora certo vivendo errado, eles encontraram Jesus por meio da oração e receberam Sua bênção através da obediência. Todos querem milagres, mas poucos estão realmente dispostos a fazer o que Jesus manda.
Em terceiro lugar, aprendemos que o milagre anda de mãos dadas com a gratidão (v.15,16). Depois de curados eles voltaram a sonhar. Só pensavam em seguir em frente, em direção à nova vida que agora teriam sem aquela terrível lepra. Menos um, ele poderia seguir em frente sem a lepra, mas jamais sem Jesus. Só a verdadeira gratidão nos faz voltar e permanecer com a fonte do milagre. Gratidão não é seguir em frente, gratidão é voltar para aqueles que nos fizeram ir mais longe.
Um decidiu agradecer por felicidade e de felicidade os outros nove foram embora. Todos sentiram gratidão, mas só um expressou. Não adianta expressar gratidão na frente de um caixão. Jesus percebe e menciona a ingratidão dos outros nove. Infelizmente, a gratidão é a atitude da minoria. Mas ela é essencial, por que ela faz continuar o milagre. Conforme o texto, a gratidão libera sobre às nossas vidas três poderosas bênçãos.
A bênção da honra (“Levanta-te…”). A honra é um presente que Deus reservou aos agradecidos. Gratidão é sobre tudo um ato de humildade, de reconhecimento, uma atitude que precede a honra. O Senhor exalta os agradecidos. Ele faz com que se destacaque os que tem um coração grato.
A bênção do propósito (“… vai …”). Jesus não estava despedindo ou mandando aquele homem embora. Ele o estava enviando. Somente pessoas agradecidas experimentarão o propósito de Deus em suas vidas. Deus nunca usa ingratos.
A bênção da salvação (“… a tua fé te salvou”). Muitos podem receber milagres, mas só os agradecidos podem ser salvos. Para o milagre, um simples encontro é suficiente, mas para ser salvo a permanência é necessária. (“Aquele que perseverar até o fim sera salvo”).
De fato, existem pessoas que querem apenas os milagres de Deus, mas existem aqueles que não abrem mão do Deus dos milagres e permanecerem de mãos dadas com Ele. Qual deles é você?
Vagner Miranda é pastor da Igreja Halleluyah em Itabira. O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.