Site icon DeFato Online

De olho na aposentadoria: Veja quais benefícios devem passar pelo ‘pente fino’ do INSS

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Um processo de revisão administrativa dos benefícios concedidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está em curso neste mês de agosto de 2024, visando identificar irregularidades combater fraudes e otimizar recursos públicos.

Os benefícios, com maior probabilidade de cortes pelo pente fino da Previdência, são o auxílio-doença, a aposentadoria por invalidez e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A previsão é de uma economia de cerca de R$ 10 bilhões aos cofres públicos e estima-se que, ao menos, 800 mil pessoas deverão passar por uma nova perícia que comprove a real necessidade do benefício, até o final do ano. A informação é do Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT).

Auxílio-doença é um benefício concedido aos segurados, que ficam temporariamente incapacitados para o trabalho em decorrência de doença ou acidente. A operação pente-fino revisará também casos em que há suspeitas de irregularidades, como falta de atualização de documentos médicos ou a constatação de que o segurando já tem condições de retorno ao trabalho.

Aposentadoria por invalidez é concedida aos segurados permanentemente incapacitados para o trabalho. Serão revisados casos suspeitos de fraudes, como por exemplo, o segurando estar exercendo atividade remunerada incompatível com a incapacidade alegada.

Benefício de Prestação Continuada (BPC) é concedido às pessoas com deficiência, ou a idosos que não possuem meios de subsistência e deverão passar por revisão em casos de suspeitas de irregularidades, como a constatação de que o beneficiário não preenche mais os requisitos para seu recebimento.

Para evitar a perda dos benefícios listados, o segurado deve tomar as seguintes medidas:

Manter a documentação médica atualizada, comprovando sua condição de saúde e a necessidade de continuar sendo assistido pelo programa.

Estar atento às exigências legais para a concessão e manutenção do benefício, evitando qualquer irregularidade que possa levar à suspensão.

Em caso de dúvidas ou problemas relacionados ao benefício, procurar um advogado especialista em direito previdenciário, que poderá auxiliá-lo na defesa dos seus interesses junto ao INSS.

Fonte: Macirlene Santos, Advogada pós-graduada em Direito Civil e Processual-Cursando pós-graduação em Direito Previdenciário e secretária-geral adjunta da Comissão Jovem Advocacia ABA/MT.

 

Exit mobile version