A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e sua subordinada Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil estão retornando à Mata do Intelecto, no bairro São Pedro. Em junho do ano passado, as seções foram remanejadas para um prédio da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi). A previsão é que a mudança seja concluída nesta sexta-feira (23).
O prédio da SMMA, na Mata do Intelecto, estava cedido à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Havia um planejamento da gestão anterior para implantar no local um hospital de campanha – projeto que foi abortado em função do custo elevado e temporário (em torno de R$ 4 milhões, segundo informou o governo municipal, à época).
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, os setores de monitoramento do coronavírus, contudo, vão continuar no imóvel da SMMA e dividir espaço com os departamentos de origem.
O governo afirma que o retorno traz economia aos cofres públicos, haja vista que a locação da Funcesi tinha custeio de R$ 20 mil mensais.
A transferência conta com a mão de obra de funcionários da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e servidores da Secretaria Municipal de Administração (SMA), por meio das superintendências de Serviços Gerais (com marcenaria e instalações elétricas) e Informática (montagem dos pontos de rede e instalação dos microcomputadores).