A lei que declara Belo Horizonte como a capital nacional do wheeling, popularmente conhecido como o “grau”, foi publicada nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial do Município (DOM). A lei já começa a valer a partir desta sexta-feira, quando foi publicado o decreto assinado pelo prefeito Fuad Noman.
O Projeto de Lei nº 138/21 tramitou na Câmara Municipal de Belo Horizonte e é de autoria dos vereadores Bim da Ambulância, praticante do ‘grau’, e Léo. Segundo os vereadores, o PL tem o objetivo de reconhecer a modalidade esportiva na capital mineira e trazer mais oportunidade de esporte e lazer, negócios e turismo para BH.
Em março deste ano, Alexandre Kalil (PSD), à época prefeito de Belo Horizonte, disponibilizou uma grande área para a prática do grau no município. O espaço é na avenida Clóvis Salgado, no bairro Bandeirantes. A área, com quase 58 mil metros quadrados, fica ao lado do Centro de Saúde Confisco, da regional Pampulha. De acordo com o decreto publicado pelo então prefeito Alexandre Kalil (PSD), o Termo de Permissão de Uso disciplinará as relações provenientes da permissão do uso do imóvel.
Após o prazo de permissão de uso, que não foi estipulado no decreto, as benfeitorias realizadas no imóvel serão incorporadas ao patrimônio do município, sem que assista à associação direito a indenização ou retenção. A qualquer tempo, a Prefeitura pode solicitar a retomada do imóvel.
O que é ‘Wheeling’
‘Wheeling’, popularizado como ‘grau’, é uma modalidade esportiva que consiste na realização de manobras e acrobacias em motocicletas, nas quais força e equilíbrio são exigidos ao máximo dos praticantes. Porém, no Brasil, é usado para designar a prática como um todo, que comporta diversas manobras, não apenas o ato de empinar.