A cidade de Conceição do Mato Dentro, região central de Minas Gerais, se prepara para mais um simulado de evacuação. No dia 26 de novembro, os moradores de comunidades das chamadas Zona de Auto Salvamento (ZAS), da barragem da Anglo American, serão convocados a participar de um novo treinamento. Esse será o terceiro simulado de situação de emergência em barragem de rejeitos que acontece no município.
Para ajudar na realização desta ação, voluntários estão sendo convocados pela Defesa Civil Municipal. De acordo com o coordenador do órgão, Marco Antônio Firmino, até o momento 28 voluntários já se inscreveram. Segundo ele, o número de participantes corresponde ao previsto.
“Tivemos muitos interessados de outras cidades, praticamente de toda a região. Como uma questão de logística, principalmente de deslocamento, priorizamos os voluntários de Conceição do Mato Dentro. Nós agradecemos a todos que entraram em contato conosco que não são do município”, afirmou Marco Antônio.
O prazo para cadastramento de voluntários terminou no início da tarde desta segunda-feira (4). Informações podem ser obtidas via WhatsApp pelo número (31) 9 848-6926.
De acordo com Marco Antônio, esse processo de recrutamento de voluntariado é uma resposta ao engajamento da comunidade conceicionense nos dois últimos treinamentos.
“Muitos voluntários apareceram de última hora querendo ajudar. Como não estava dentro do planejamento, infelizmente não puderam participar. Então, esse programa é uma resposta a mobilização para que possamos catalogar esses voluntários e poder usá-los no simulado de forma organizada”, afirmou o coordenador municipal da Defesa Civil.
Planejamento
O próximo passo do planejamento, segundo Marco Antônio, é realizar uma triagem para identificar as habilidades dos voluntários. Assim, as funções serão distribuídas de acordo com o perfil de cada participante. Ele aponta que diferentes atividades demandam a presença de voluntários, como o operacional do simulado, a mobilização da comunidade, suporte na infraestrutura, entrega de lanches, entre outras.
No dia 19 de novembro, um treinamento de alinhamento será realizado com todos os voluntários e com os sete agentes da Defesa Civil Municipal que irão participar da ação. Na oportunidade, serão distribuídos os coletes e instrumentos que serão utilizados durante o simulado.
“Dentre dos diversos objetivos desta simulação, um dos principais é melhorar sempre. Buscamos corrigir as arestas que ficaram nas ações anteriores para atingir o grau mais próximo a excelência”, destacou Marco Antônio.
A estrutura da Anglo American não tem qualquer nível de alerta. Apesar disso, o treinamento será realizado para informar, preparar e capacitar a população para a evacuação de emergência em caso de um rompimento da barragem.