Site icon DeFato Online

Defesa Civil do Estado chegará em Barão na sexta-feira (20) para orientar famílias que serão evacuadas

Foto: Arquivo/Tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual

Na próxima sexta-feira (20), a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais estará em Barão de Cocais para repassar todas as orientações as famílias residentes da região da barragem Norte/Laranjeiras. Segundo informações do Tenente Coronel Flávio Godinho, o posto de comando para tratar de todas as ações será na sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Sendo assim, é previsto que as evacuações comecem somente na próxima segunda-feira, 23 de novembro.

O Tenente Coronel informou que a Defesa Civil Estadual se reuniu, nesta manhã, com a Vale e as Defesas Civis Municipais de Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo. A partir desta quinta-feira (19), o órgão estadual já começa a fazer contato com as famílias para demonstrar quais estão dentro do território que será evacuado.

Ao todo, serão evacuados um total de 34 pessoas e 790 animais do local. Devido a elevação do nível 2 da barragem, a defesa civil realizará uma evacuação planejada com tempo para as famílias escolherem as residências em que serão alocadas. Flávio Godinho também ressaltou que os moradores não serão levados para os hotéis das cidades, a não ser que seja uma escolha própria das famílias.

Devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), a opção é para que as famílias sejam alocadas em casas, decididas por elas mesmas. Após a escolha da moradia, a Vale irá reformar o que for necessário na casa.

“A barragem, ela continua monitorada, a Vale atesta a segurança da barragem. É uma elevação de nível em função de uma trinca e de uma ombreira, próxima da barragem, que também será explicada pela Vale, num documento próprio, explicando o motivo da elevação de nível 1 para nível 2”, afirma o Tenente Coronel.

Outro ponto ressaltado por Flávio Godinho, é a preparação de uma documentação com a linha histórica de Barão de Cocais, desde o ano passado, quando aconteceu a primeira evacuação. O documento apresentará informações do número de pessoas que já foram evacuadas, que essas pessoas já se encontram em residências e como está a situação na cidade.

Comunicado

A Prefeitura de Barão de Cocais e a Defesa Civil Municipal comunicaram que foram informadas, nesta quarta-feira (18), a respeito da elevação preventiva para o nível 2 da barragem Norte/Laranjeiras, na mina do Brucutu. A Defesa Civil Municipal e Estadual atuarão, junto à Vale nos próximos dias, para a remoção programada dos residentes da Zona de Autossalvamento próximo a estrutura. No comunicado, o executivo informa que acompanhará de perto os procedimentos para a integridade e os direitos dos afetados sejam respeitados.

Entenda

A Vale informou que deu início nesta quarta-feira, de forma preventiva, 18, ao protocolo de emergência em Nível 2 da barragem Norte/Laranjeiras, da mina de Brucutu, no município de Barão de Cocais. Diante disso, a mineradora, juntamente com a Defesa Civil municipal e outras autoridades iniciarão nos próximos dias a retirada de 34 residentes na Zona de Autossalvamento referente à estrutura.

De acordo com a Vale, a medida visa a segurança de suas estruturas em meio a investigação geotécnica com o objetivo de definir as ações seguintes. “A elevação do nível de emergência reflete uma abordagem conservadora da companhia, embora não tenham sido observadas alterações relevantes quanto aos fatores de segurança da estrutura”, apontou a Vale em comunicado. A companhia informa ainda que a barragem Norte/Laranjeiras não recebe rejeitos e, portanto, não faz parte do plano de produção de minério de ferro desde dezembro de 2019.

Exit mobile version