Site icon DeFato Online

Defesa Civil reconhece estado de calamidade em São Domingos do Prata

São Domingos do Prata é a única cidade mineira em situação de emergência por causa das chuvas

Foto: Divulgação PMSDP

A Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta segunda-feira (9), em portaria no Diário Oficial da União, o estado de calamidade pública na cidade de São Domingos do Prata, em Minas Gerais, que foi atingida por chuvas intensas.

Com a medida, o município pode solicitar recursos federais para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada pelo desastre. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Preparação para o período de chuvas

Na última semana, a Defesa Civil Nacional promoveu reunião técnica de preparação para as chuvas intensas previstas para o Sudeste do País e para o estado da Bahia. Participaram do evento as agências dos locais afetados que integram o Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec).

Durante o encontro, o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, reforçou a importância do cadastro nos sistemas de alerta disponibilizados pela Defesa Civil Nacional como forma de prevenção. Para receber os alertas por SMS, basta mandar uma mensagem de texto para o número 40199, indicando o CEP da residência.

O serviço de alertas também está disponível por tevê por assinatura e pelos aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram, além de busca no Google ou Google Maps. Outra recomendação é ficar atento aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_).

Divulgação: Governo Federal

Exit mobile version