A Delegacia Regional de Polícia Civil de Itabira, em Minas Gerais, está mobilizando todo o seu efetivo para atuar nas eleições municipais de 2024. A ação será supletiva à Polícia Federal, com o objetivo de garantir a segurança e transparência no processo eleitoral, conforme previsto pela Resolução n. 23.640/2021 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com o delegado regional Diogo Luna, equipes de policiais civis, incluindo delegados, escrivães e investigadores, serão organizadas em escalas para atuar não só em Itabira, mas também nos municípios de Barão de Cocais, Santa Bárbara, Ferros, Santa Maria de Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Itambé do Mato Dentro, Passabém, Catas Altas e Bom Jesus do Amparo.
A atuação da Polícia Civil é considerada essencial para garantir a lisura e a segurança do pleito, assegurando que todos os cidadãos possam exercer seu direito ao voto de maneira livre e democrática. No dia das eleições, os eleitores poderão manifestar silenciosamente sua preferência por candidatos, desde que sigam as regras eleitorais, como evitar aglomerações e propagandas coletivas.
A mobilização faz parte de um alinhamento com o Chefe do 12º Departamento de Polícia Civil, Gilmaro Alves Ferreira, e visa garantir o pleno exercício democrático e a preservação da ordem pública durante o período eleitoral.