Depois de anos de abandono e sofrendo com ações de vândalos, a comunidade do bairro Vila Tanque recebeu no último domingo (30), a reforma da sede Sociedade dos Amigos da Vila Tanque (Savita). As adequações foram viabilizadas por meio de Termo de Parceria firmado entre a diretoria da Savita e a Prefeitura de João Monlevade. Receberam melhorias a quadra de esportes, vestiários, muro, palco, cozinha, banheiros e sala de secretaria.
Dia de festa
No local foi realizado torneio de futebol e peteca, apresentação dos alunos do projeto Vem Dançar e Bem-Estar, dos professores da Secretaria Municipal de Esportes, Liniker e Pepê, além de testes rápidos de saúde e shows com Adriano Fidélis e com o grupo Amigos do Pagode. Para as crianças, Espaço Kids com pula-pula, piscina de bolinhas, pintura facial e distribuição de algodão doce e pipocas.
Melhorias
Tamara Aparecida Silva, moradora da rua 29, levou o filho Nicolas Messias Carvalho Silva, de 6 anos, para aproveitar as atividades. Ela contou que quando criança brincou muito no local [antigo Recreativo] e estava empolgada com a reabertura do espaço.
“O espaço estava abandonado e agora teremos atividades de inclusão para as crianças. Quero inscrever meu filho no núcleo e acredito que é fundamental que as crianças tenham a oportunidade de interagir e brincar com outras, em vez de passarem tanto tempo nos celulares”, falou.
O casal Ana Maria da Conceição Baião Pereira e Geraldo Paulo Pereira, moradores da Vila Tanque há mais de 45 anos, reforçaram a alegria em participar das inaugurações. “Estou achando maravilhoso e vai ser uma bênção. Sou frequentadora das aulas do programa Bem-Estar e, com as atividades na Savita, vai ser mais fácil para mais gente participar. Está tudo maravilhoso”, falou Ana Maria. “Eu aguardava as reformas há anos. Aqui estava tudo largado. Vamos participar ainda mais”, completou Geraldo.
Homenagem
O Espaço de Convivência da Savita recebeu o nome de Maria Inocência Dorim. Moradora antiga da Vila Tanque, Dona Maria tem 85 anos e é vizinha da Savita. Ela sempre trabalhou em prol da preservação da sede da instituição. Presente à homenagem, destacou que “não vê a hora do local estar cheio de vida novamente”. O nome de Neusa Faria Gonçalves (Neusinha do Vôlei) foi dado ao Espaço Esportivo da Savita. A professora, falecida em novembro do ano passado, iniciou suas atividades esportivas e profissionais na instituição e faz parte da história local. O servidor da Fundação Crê-Ser, José Lino Tavares, também foi homenageado pelo seu empenho no acompanhamento dos serviços de reforma da instituição.

