Site icon DeFato Online

Deputado federal Ubiratan Sanderson aciona PGR e TCU contra post da Secom que “ironiza” Carlos Bolsonaro

Deputado federal Ubiratan Sanderson aciona PGR e TCU contra post da Secom que "ironiza" Carlos Bolsonaro

Foto: Reprodução/Twitter

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) enviou ofícios à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo investigação sobre um suposto desvio de finalidade das propagandas institucionais do Governo Federal.

O documento foi protocolado na segunda-feira (29), um dia após a publicação de um post, visto como deboche à operação de busca e apreensão feita pela Polícia Federal (PF) em endereços ligados ao vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos).

O post exibe uma mão batendo à porta com os dizeres “toc, toc, toc”, destacando a importância das visitas dos agentes comunitários de saúde nesse período do ano.

Em seu ofício, o deputado sugere que a publicidade governamental “ataca adversários políticos, manejando a promoção pessoal do atual presidente da República, utilizando-se da estrutura do poder público para debochar dos adversários. Situação que por si, é flagrantemente ilegal”.

Sanderson prossegue, lembrando outras propagandas veiculadas com o mesmo propósito, conforme o seu entendimento. Em uma delas, em maio de 2023, o perfil do governo federal publicou feitos dos primeiros 137 dias de gestão, utilizando o modelo de apresentação do Power Point montado pelo procurador Deltan Dallagnol, então chefe da Lava jato em Curitiba, em 2016, para imputar crimes a Lula. O post foi feito no dia seguinte à cassação do mandato de deputado de Dallagnol.

Em sua postagem na plataforma X (antigo Twitter), o ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, ironiza a interpretação da oposição:

“É difícil para quem raciocina em uma linguagem analógica tradicional entender o papel dos algoritmos nas ‘janelas de oportunidades e fluxos’ que a comunicação digital precisa considerar. É como se tivesse um trem em alta velocidade passando. Se eu estiver na frente sou atropelado. Se eu embarco junto, viajo na velocidade do trem, e levo a minha mensagem. A mensagem principal é a dengue, o trem é a pauta do dia. É assim que funciona. O resto é especulação e tentativa de tirar o foco do que é central e relevante neste momento”.

Exit mobile version