Logo que ingressam no ensino superior, muitas pessoas se surpreendem com a rotina de trabalhos e provas e a falta de tempo para realizar tarefas cotidianas. A busca pelo diploma requer persistência e dedicação especial. No final, vai valer a pena!
O primeiro obstáculo que surge para os calouros é a pressão por boas notas. Afinal, o caminho para bons estágios e empregos começa com a manutenção de um currículo acadêmico de excelência. Quanto a isso, a melhor maneira de não ficar para trás é recorrer ao professor sempre que pintar alguma dúvida. Com apenas trinta minutos diários dedicados para revisão do conteúdo, você consegue detectar as deficiências e saná-las o mais rápido possível!
Por falar em provas, elas costumam se concentrar sempre na mesma semana, o que pode ser um verdadeiro pesadelo para os estudantes. O segredo, novamente, é não deixar para estudar somente na véspera! Durante todo o mês, procure fazer resumos e esquemas imagéticos que o ajudem a memorizar o conteúdo. Quando chegar a semana de provas, uma releitura breve já será o suficiente!
Para aqueles que precisam conciliar a faculdade com o trabalho, é preciso ter ainda mais cautela. Nesse caso, a elaboração de um cronograma é fundamental para que o dia não se torne curto demais. Ao organizar seu tempo para as obrigações diárias, você não se sentirá sufocado com os compromissos – e poderá desfrutar do seu tempo livre sem aquele incômodo peso na consciência!
Ao planejar a sua rotina, não se esqueça de reservar um horário para a prática de exercícios físicos e para atividades de recreação com os amigos e a família. Mantendo alguns hábitos que favoreçam a saúde física e mental durante a faculdade, você guardará somente boas lembranças dessa fase tão decisiva da vida!