Site icon DeFato Online

Desativada desde 2016, Trilha da Crista do Parque da Serra do Curral será reaberta

Desativada desde 2016, Trilha da Crista do Parque da Serra do Curral será reaberta

(Foto: Divulgação/PBH)

A Prefeitura de Belo Horizonte e o Instituto Serra do Curral assinaram termo de cooperação para a reabertura dos 5,3 quilômetros da Trilha da Crista do Parque da Serra do Curral – desativada desde 2016. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (7) e a PBH disse que a requalificação da trilha será feita em três etapas, envolvendo revisão da estrutura, nova sinalização, monitoramento e segurança. O termo tem validade de cinco anos, podendo ser prorrogado.

O Município informou ainda que projeto prevê a revitalização das estruturas de madeira – tais como escadas e guardacorpos ao longo da trilha – da Trilha da Crista. Haverá ainda uma revisão e adequação dos sistemas de combate a incêndio e implantação de escadas nos trechos de maior inclinação.

Responsável pelas obras, o diretor-presidente do Instituto Serra do Curral, Gustavo Ziller, estima que a recuperação da trilha seja finalizada até dezembro. “Estamos com as obras de recuperação em andamento. Vamos reconstruir as escadarias de madeira, revitalizar as estruturas do Mirante 3 e da Portaria 2, no Mangabeiras, além de restaurar os equipamentos de proteção e de sinalização da trilha. Nosso objetivo é entregar a Travessia da Serra do Curral como um grande presente pra cidade, no Natal deste ano”, afirmou. A visitação será feita de forma agendada e gratuita.

O objetivo da PBH e do Instituto Serra do Curral é incentivar a visitação responsável da população na Serra do Curral, além de promover esporte, conscientização ambiental e empreendedorismo social em prol da preservação do patrimônio natural. “Por meio da presente parceria, contribuiremos efetivamente para a melhoria do patrimônio natural da Serra do Curral e ofereceremos atrativos à população para conhecer e caminhar no maior cartão postal de Belo Horizonte, o que ainda poderá contribuir para a promoção de eventos de porte regional e nacional e da economia turística municipal”, diz trecho do termo de cooperação.

 

Exit mobile version