O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito com um valor em dinheiro que o cliente pode solicitar para usar quando e onde quiser, sem a necessidade de informar para as instituições o motivo pelo qual você está solicitando aquele valor.
As parcelas são mensais e fixas até o fim do acordo, elas são descontadas diretamente do salário, aposentadoria ou pensão do beneficiário. Há a possibilidade de começar a pagar as parcelas após 60 dias de ter recebido o dinheiro.
Como contratar um consignado
Se você está pensando em pedir esse tipo de empréstimo, é preciso ficar atento às instituições financeiras que oferecem o serviço. Alguns bancos são conhecidos nessa modalidade, como é o caso do já conceituado empréstimo consignado Itaú. Para contratar é necessário realizar um passo a passo, existem duas formas principais, são elas:
Internet Banking ou App Itaú: neste formato é necessário criar uma conta no banco Itaú via internet, depois disso você acessa sua conta e escolhe a opção de ‘simular consignado’, no campo de busca do aplicativo. Logo após você coloca no campo adequado o valor que você precisa, dá os seus dados pessoais e simula as condições de contratação. Para confirmar, você precisa digitar a senha do cartão e validar o iToken.
Caixa Eletrônico Itaú: dirija-se até o caixa eletrônico mais próximo de você, insira o seu cartão Itaú e digite a senha, depois selecione o campo ‘empréstimos’ e clique em ‘crédito consignado’ e faça a sua simulação.
Quem pode contratar um consignado?
O crédito consignado é um dos melhores do mercado porque costuma trazer taxas de juros menores e valores mais acessíveis também, porém não são todas as pessoas que podem contratar essa modalidade de empréstimo.
Apenas aposentados, pensionistas, funcionários públicos e funcionários de empresas privadas podem solicitar esse benefício. No caso do Itaú, as empresas e órgãos que possuem algum tipo de convênio com o banco também podem oferecer esse tipo de crédito aos seus funcionários.
A principal razão de esse tipo de empréstimo ter taxas mais baixas, é porque as parcelas são descontadas automaticamente do salário do cliente, dessa forma, as instituições financeiras têm uma segurança maior de que receberão o dinheiro que foi emprestado, por isso, também, que não são todas as pessoas que podem solicitar esse tipo de crédito.
Conheça as formas de pagamento do consignado
Existem algumas formas diferentes para você conseguir para o seu empréstimo consignado, são elas:
- Desconto através das parcelas fixas mensais no valor que foi acordado na hora da solicitação do cliente, do salário do beneficiário;
- Se houver uma exoneração do cargo ou desligamento da empresa, o órgão ou empresa reterá até 30% das verbas rescisórias para você conseguir quitar o seu empréstimo. Se o valor que estiver faltando for maior do que essa porcentagem, ele será cobrado via boleto bancário ou débito em conta corrente;
- Se houver algum atraso, é possível contratar a Central de Crédito Consignado e refinanciar seu crédito;
- É possível quitar o valor faltante antes do prazo, para isso, basta se dirigir até uma agência Itaú e solicitar um boleto com o valor da quitação e pagá-lo. Aqui haverá uma redução proporcional de juros, que é calculada através das condições do contrato;