Site icon DeFato Online

Deslizamento de aterro em mineradora assusta moradores de Sarzedo; rompimento de barragem é descartado

Deslizamento de aterro em mineradora assusta moradores de Sarzedo; rompimento de barragem é descartado

Foto: Internautas

Os moradores de Sarzedo, na região metropolitana de Belo Horizonte, viveram momentos de apreensão nesta segunda-feira (9), quando diversos vídeos circularam pelas redes sociais apontando um suposto rompimento de barragem da mineradora Itaminas — fato que foi descartado tanto pela empresa quanto pela Defesa Civil local.

De acordo com um comunicado emitido pela Itaminas, o que aconteceu foi um deslizamento de aterro em uma obra civil dentro da área da mineradora. A empresa, ainda, destacou que não houve “vítimas ou dano ambiental nem tampouco qualquer relação com as barragens, que mantêm os níveis de segurança dentro dos padrões exigidos. Todas as medidas corretivas estão sendo tomadas”.

A Defesa Civil compareceu ao local para avaliar os danos do acidente. A agente municipal de Proteção e Defesa Civil, Rosa Souza Cardoso, por meio de um vídeo, informou que o incidente aconteceu distante da barragem e não deixou feridos nem atingiu nenhum imóvel próximo.

+ Itabira: crianças de três anos serão as primeiras a voltarem às atividades presenciais

+ Acordo: Itaurb reintegra 90 rondantes demitidos em 2019

+ Barril Beer é interditado, mais uma vez, por descumprimento de regras

Corpo de Bombeiros

Por meio de um áudio compartilhado pelo WhatsApp, o tenente Jader, do Corpo de Bombeiros, informou que o escorregamento aconteceu em uma área limitada da empresa e que não colocou em risco a integridade das barragens da mineradora.

“Estou aqui na mina da Itaminas, na região de Sarzedo, onde havia a princípio a informação de rompimento de barragem. Contudo, no local, o que constatamos e o que nos foi passado pelos engenheiros [da Itaminas], é que estavam realizando uma obra de remoção de solo, juntamente com sistema de drenagem e um aterro, e houve um escorregamento em uma área bem limitada da empresa. Então não houve nenhuma situação que atingisse a barragem, que esta localizada a um quilômetro de onde ocorreu o fato”, explicou o tenente Jader.

Exit mobile version