Desmatamento na Amazônia Legal aumenta quase 70% só em janeiro

A área desmatada no primeiro mês de 2025 é a sexta maior para o mês da série histórica, desde 2008

Desmatamento na Amazônia Legal aumenta quase 70% só em janeiro
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dados divulgados pelo Imazon, baseados no monitoramento via satélites do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD), indicaram que neste janeiro de 2025 houve uma alta significativa no desmate da Amazônia Legal, com um crescimento de 68% em relação ao mesmo mês no período anterior, atingindo 133 km2 de destruição da floresta.

A área desmatada no primeiro mês de 2025 é a sexta maior para o mês da série histórica, desde 2008.

O estado do Mato Grosso lidera a estatística com os maiores índices do desmatamento em janeiro, concentrando 45% do total do bioma.

O estado tem seis municípios dos dez maiores desmatadores no período, com Roraima em segundo lugar, com 23% e o estado do Pará, com 20%, representando juntos 88% da vegetação suprimida em janeiro na Amazônia.

A maior parte das Terras Indígenas afetadas está localizada parcial ou totalmente em Roraima, com a Terra Yanomami liderando com 0,2 km2, o mesmo índice do território Bacurizinho, no Maranhão. O Amazonas liderou com as Unidades de Conservação com os piores índices em janeiro.

Segundo o Imazon, a degradação total do bioma em janeiro foi de 355 km2, ou 21 vezes mais que o impacto no mesmo período no ano passado (16km2), configurando o terceiro maior da série histórica em janeiro, atrás somente ao registrado em 2015 (389km2) e 2021 (376km2).

Larissa Amorim, pesquisadora do Imazon diz que esses números evidenciam uma crescente pressão sobre a Amazônia e servem como um sinal de alerta para a necessidade de fortalecer a fiscalização na região.

“Para reverter esse cenário, é fundamental intensificar a fiscalização, ampliar as operações de combate ao crime ambiental e fortalecer políticas que incentivem a proteção e o uso sustentável da floresta”.

* Fonte: ClimaInfo