Talvez você já tenha ouvido a expressão: “Deus é bom em todo tempo. Em todo tempo Deus é bom”. Em outras palavras, essa também é a opinião de Davi, manifestada nesse que é um dos mais belos salmos da Bíblia Sagrada.
Davi manifesta publicamente, um compromisso pessoal de bendizer ao Senhor em todo o tempo, sem exceção, ele declara que o louvor a Deus estaria sempre em seus lábios, em qualquer situação, independentemente de qualquer circunstância (v.1); isso se deveu ao fato de Davi haver tido experiências lindas com Deus que foram suficientes para gerar nele essa forte convicção acerca da bondade divina, nada nem ninguém seria capaz de mudar sua visão acerca da bondade de Deus.
Essa é uma reflexão que se faz necessária no tempo atual, pois, há quem duvide da existência, da bondade e do amor de Deus, devido a tantas tragédias, sofrimentos e angústias que afligem a humanidade. Mas o que nos chama atenção nesse salmo, é que Davi não deseja que tenhamos essa visão sobre a bondade de Deus baseando-se unicamente na experiência que ele teve. Davi nos desafia a ter a nossa própria experiência com a bondade de Deus: “Provai e vede que o Senhor é bom…”; em outras palavras, experimente, ou seja, tenha a sua própria experiência.
Para Davi, experimentar a bondade de Deus não era um privilégio unicamente seu, mas um benefício divino ofertado a todos que a desejassem, dela precisasse e principalmente, todos que estivessem dispostos a seguir o caminho, por ele feito, para alcançar tão grande benefício. Vejamos através da vida de Davi, como podemos experimentar a bondade de Deus em nossas vidas:
Em primeiro lugar, BUSQUE (“Busquei o Senhor, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores… Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas angústias” Salmos 34:4,6). Não é que Davi não teve problemas, é que em meio às suas dificuldades, em lugar de desistir ou se desesperar, ele buscou ao Senhor e experimentou a Sua maravilhosa bondade. Deus não responde à nossa dor, Ele responde ao nosso clamor. Deus não vem quando a gente sofre, Ele vem quando a gente ora. A única oração que Ele não responde é a que não fazemos. Sendo assim, podemos concluir que Deus é bom para aqueles que O buscam!
Em segundo lugar, TEMA (“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra… Temei o Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem” Salmos 34:7,9). O anjo do Senhor não acampa ao redor de todo mundo, a garantia de provisão divina, de não faltar nada, também não é para todos, tanto uma bênção quanto a outra, são para aqueles que temem ao Senhor. Temer ao Senhor é reconhecer e respeitar os limites estabelecidos por Ele, por exemplo: (“Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la” Salmos 34:14). A busca sem o temor não funciona, porque ninguém ora certo vivendo errado. Além disso, (“O rosto do Senhor está contra os que praticam o mal, para lhes extirpar da terra a memória” Salmos 34:16). Deus não pode ser bom, para quem escolhe ser mal. Entendemos, por tanto, que Deus é bom para aqueles que O temem!
Em terceiro lugar, APRENDA (“Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor” Salmos 34:11). Também está escrito: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” Oséias 4:6. A Palavra de Deus é como um manual de instrução, tem muita gente estragando a própria vida por desprezar esse maravilhoso manual. Deus em sua perfeita bondade, nos deixou escrito tudo que precisamos para ser e fazer feliz. Muito do nosso sofrimento tem a ver com a nossa ignorância bíblica. A Bíblia não nos foi dada por Deus como amuleto, para ficar aberta no salmo 91 ou 23, precisamos conhecê-la, praticá-la e compartilhá-la. “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor…” Oséias 6:3. Com Davi aprendemos que, Deus é bom para aqueles que amam e não desprezam os Seus ensinamentos, para com aqueles que se esforçam por conhecê-Lo. Decida não ser um analfabeto bíblico.
Por último, CONFIE (“O Senhor resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam nenhum será condenado” Salmos 34:22). Salvação é uma benção concedida por Deus aos que Nele confiam. Davi declara que não existe uma pessoa se quer, que verdadeiramente confie em Deus e por Ele seja desamparada. Confiar em Deus é realmente acreditar que Deus sabe, tem e faz o que é melhor para nós, mesmo que não pareça no momento, mesmo quando a gente não entende. Sua Palavra nos diz: “Em tudo dai graças…” “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus…” “O que eu faço agora você não entende, mas compreenderás depois”. Acredite, Deus é bom para aqueles que Nele confiam.
Concluindo, não é que Deus não é bom, a questão é que aqueles que pensam assim, são os mesmos que não o buscam, não o respeitam, não o conhecem e não confiam Nele. Se eu estivesse chupando uma laranja e te perguntasse se ela é doce ou azeda, provavelmente você me responderia: Como eu posso saber se eu não provar? Então, deixo aqui um desafio, faço das palavras de Davi as minhas: “Oh! Provai e vede que o Senhor é bom…”. Experimente! O que você tem a perder?
Pr. Vagner Miranda
Igreja Batista Halleluyah
Vagner Miranda é pastor da Igreja Halleluyah em Itabira. O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.