Site icon DeFato Online

Devido às chuvas, Prefeitura de Nova Era decreta estado de emergência; cidade corre risco de desabastecimento de água

Devido às chuvas, Prefeitura de Nova Era decreta estado de emergência; cidade corre risco de desabastecimento de água

Rio Piracicaba quase transbordou nos últimos dias, mas o seu nível normalizou - Foto: Reprodução

No início da noite desta terça-feira (27), a Prefeitura Municipal de Nova Era utilizou as suas redes sociais para comunicar que foi decretado estado de emergência devido às fortes chuvas que atingem a cidade. O comunicado foi feito pelo prefeito Txai Silva Costa (Rede), que relatou possibilidade de desabastecimento de água e risco de deslizamento de rochas e barrancos.

“Estamos assinando hoje um decreto de emergência na cidade de Nova Era. Nos últimos dias vocês têm acompanhado os impactos das fortes chuvas. Começou na semana passada com a elevação do Rio Piracicaba — e a gente ficou a 20 centímetros de começar a alagar casas em Nova Era. Nós efetivamos o nosso plano municipal de emergência para conseguir atender algumas famílias, que foram abrigadas em escola. Agora o rio voltou para o seu leito normal, no entanto as fortes chuvas continuam a fazer etragos”, disse Txai Costa em seu pronunciamento.

“Um dos maiores estragos é o assoreamento do Córrego da Passagem, que abastece 80% do município com água. Neste momento, o córrego é lama pura e as bombas têm dificuldades para bombear a água para a estação de tratamento. Essa vazão ainda não está regularizada e podemos ter falta de água em quase todos os pontos de Nova Era. Por isso, peço a todos para economizar água neste período. As obras para desassorear o córrego vão começar imediatamente. Já estamos contratando as empresas que têm o equipamento necessário, mas é uma obra grande e que não fica pronta em um dia. Esperamos nesta semana desassorear o suficiente para que até a sexta-feira o abastecimento volte gradativamente à sua normalidade”, completa.

Além do risco de desabastecimento de água no município, a Defesa Civil de Nova Era indicou outras duas situações emergenciais. Na avenida Dr. José Moreira, próximo a um supermercado, há deslizamento de rochas — o local está interditado e passa por intervenções. Já na Vila São Sebastião, há risco de deslizamento de barranco que pode impactar diretamente oito famílias, que já estão sendo assistidas pela Assistência Social do município.

Outros pontos da cidade também apresentam riscos de deslizamentos de terra. Todos esses locais, segundo informações do Executivo de Nova Era, estão sendo monitorados diariamente.

Confira na íntegra o pronunciamento do prefeito de Nova Era, Txai Costa:

Exit mobile version