Site icon DeFato Online

Diálogo entre as feras pode ser o segredo do Atlético de El Turco

Atlético Mineiro recebe o Athletic Club no Mineirão! A Rádio Caraça transmite ao vivo este jogão

Foto: Atlético/Twitter

Nada de surpresas na manhã deste domingo (6) no Mineirão. Pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro, o Atlético-MG venceu o Patrocinense por 3 a 0 e recuperou a liderança da competição, que ficou nas mãos do Cruzeiro na madrugada anterior. Foi o primeiro jogo com a base daquela que deve ser a equipe titular do Antonio “El Turco” Mohamed durante a temporada. Você pode acompanhar todos os estaduais de qualquer parte do país, assinando a SKY Manaus.

Como foi dito no texto sobre a estreia de Paulo Pezzolano à frente do Cruzeiro, o baixo nível do estadual dificulta as análises. Porém, é possível observar algumas das ideias de jogo pensadas pelo novo treinador atleticano.

Na manhã de ontem, foi interessante notar como os laterais, de forma simultânea, eram os responsáveis “por abrir” o campo. Desta forma, os “feras” da equipe trabalhavam, essencialmente, pelo centro do campo. Nacho, Allan, Zaracho, Savarino e Hulk atuaram muito próximos durante quase todo o tempo, sempre à procura de tabelas e trocas de passes rápidas.

Mas, como tudo no futebol, a ideia apresentou virtudes e defeitos. Sob o aspecto positivo, estamos falando de jogadores extremamente técnicos e polivalentes, que podem jogar tanto pelo centro, quanto pelos lados, à exceção de Allan.

Responsáveis por dar amplitude ao jogo atleticano, os laterais também continuam bem acionados, especialmente Guilherme Arana. Uma alternativa caso a faixa central esteja muito congestionada.

Por outro lado, em alguns momentos da goleada de ontem o passe errado pelo meio gerou contra-ataques perigosos. Diante de um adversário mais qualificado, o prejuízo poderia ter sido maior.

Outro padrão interessante que pôde ser notado nos primeiros jogos são os lançamentos em profundidade buscando o segundo homem de ataque. Na vitória contra o Uberlândia, Guga acionou Fábio Gomes, que cruzou para Eduardo Sasha abrir o placar. Ontem, foi a vez de Ademir lançar Nacho, responsável pela assistência para o segundo gol de Hulk no jogo. Compare os dois lances nos vídeos abaixo.

Assim o Atlético vai se preparando para seus maiores desafios da temporada. Se o desequilíbrio é a tônica do estadual, que ele seja útil para que Antonio Mohamed implante suas ideias de jogo e conheça melhor o farto elenco que possui.

Victor Eduardo é jornalista e escreve sobre esportes em DeFato Online.

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

Exit mobile version