No seu retorno aos gramados profissionais, o Valério vem fazendo grande campanha na disputa da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2022. Na manhã deste domingo (16), o Dragão recebeu o América-TO para o jogo de volta das quartas de final — e o empate por 1 a 1 foi o suficiente para que a equipe itabirana conseguisse avançar para as semifinais. A partida foi disputada no Estádio Israel Pinheiro, em Itabira, e contou com muita festa por parte dos torcedores locais.
Esse foi o terceiro confronto entre Valério e América-TO pela Segundona nesta temporada — e todos eles terminaram com um empates que acabariam sendo importantes para a campanha do Dragão. A primeira partida entre as equipes na temporada aconteceu na última rodada da fase de grupos, em Itabira, e terminou em 1 a 1, resultado que deixou o time de Itabira entre os quatro melhores na colocação geral, o que assegurou classificação antecipada para as quartas de final e vantagem de poder avançar com dois resultados iguais.
Depois disso, as equipes de Itabira e Teófilo Otoni voltaram a medir forças em busca das semifinais. O primeiro jogo, que aconteceu no Vale do Aço, terminou em 0 a 0. O resultado deixou o confronto em aberto para ser decidido em Itabira, neste domingo, em partida dois tempos distintos.
A primeira etapa contou com um Valério incisivo e superior ao seu adversário. A equipe itabirana acertou a trave, viu o zagueiro rival tirar uma bola em cima da linha e, ainda, teve gol anulado por impedimento. Apesar desse ímpeto, quem abriu o marcador foi o América-TO, após Everton Canela converter cobrança de pênalti. A resposta do Dragão veio rápido e na jogada seguinte chegou ao empate com Bruno Ghiraldi. Porém, nos minutos finais do primeiro tempo, o Valério teve um membro da sua comissão técnica expulso.
Já a segunda metade da partida teve uma temperatura mais morna e bastante disputa de bola. O Dragão optou por uma estratégia mais defensiva enquanto o América-TO se atirava ao ataque, sem muita organização, na tentativa de conseguir a vitória. E acabou sendo melhor para o Valério, que sustentou o 1 a 1 no placar e pode fazer a festa com a sua torcida.